Categorias

SaaS: As tendências do software como serviço no mercado pós-COVID

SaaS ou Software as a Service é o termo utilizado para softwares ou soluções disponibilizadas na internet em forma de serviço. O mercado tecnológico está em constante evolução e com a pandemia do COVID-19 esse processo se intensificou ainda mais, trazendo diversas novas tecnologias e tendências.

Com o avanço da vacinação e do controle do vírus, embora ainda seja cedo segundo especialistas para decretar o final da pandemia, surge no horizonte um otimismo de melhora. Neste cenário, já é possível analisarmos algumas tendências que surgiram.

Tecnologias estão se adaptando as demandas SaaS

Novas demandas

O trabalho remoto já era um assunto em pauta e agora se mostra cada vez mais necessário e totalmente possível para diversos mercados. Com o distanciamento social muitas empresas tiveram que adaptar suas mentalidades e tecnologias para o trabalho a distância, procurando formas de manter a produtividade e comunicação.

Por exemplo, houve um enorme crescimento das videoconferências e gigantes como Microsoft Teams e Google Meets intensificaram ainda mais o desenvolvimento de suas soluções para suprir a demanda.

Tecnologias que possibilitam o uso em diversas máquinas, mantendo a comunicação entre os usuários e a rastreabilidade com segurança dos dados foram necessárias, um exemplo disso na engenharia é a solução 3DEXPERIENCE.

Principais benefícios Saas

Com esse modelo a necessidade de investimento em hardware é bem menor do que quando comparada às instalações locais padrões. Costumam ser executadas nos servidores de seus fornecedores, que gerenciam, atualizam e mantêm toda a segurança das soluções.

Tendência

Empresas que já estavam abertas às novidades tecnológicas e ao uso de tecnologias SaaS saíram na frente. Já aquelas que ainda estão se preparando é necessário uma mudança de mentalidade, de forma que se adaptem a agilidade que o mercado atual exige.

Para todo esse período de mudança é importante possuir as ferramentas certas para a necessidade de cada empresa. A Dassault Systemes por exemplo, vem cada vez mais otimizando suas tecnologias para o funcionamento em nuvem e na forma SaaS, incluindo seu CAD SOLIDWORKS.

Exemplo de SaaS na indústria

 Escolher os fornecedores certos para as soluções é uma etapa que merece atenção, já que serão eles que auxiliarão em uma implantação de sucesso das tecnologias ao fluxo especifico de cada empresa. Não basta apenas a aquisição de um produto e sim de uma tecnologia a que contemple também uma boa rede de suporte para mantê-la. 

Referencia:

https://rockcontent.com/br/blog/tendencias-do-mercado-saas-pos-covid/#:~:text=O%20modelo%20de%20software%20como,ocorra%20com%20a%20intelig%C3%AAncia%20artificial

Postagens Relacionadas