Categorias
man in gray hoodie and black pants holding brown cardboard box

Sindicatos Rurais, qual sua importância para os produtores?

Primeiramente, a resposta para essa pergunta pode ser respondida com outra pergunta! Quem defende o produtor rural? Provavelmente agora você já sabe a resposta, mas tenho certeza que você não se contenta somente com isso! Então vamos entender um pouco melhor o trabalho dos sindicatos rurais!

Sindicatos rurais
Photo by Gregory Hayes

O que é um sindicato?

De cara é importante salientar que, os sindicatos rurais são desvinculados do poder público. Eles representam os os desejos e dificuldades e dos produtores perante a sociedade e o governo. Ser desvinculado do poder público permite autonomia e independência na condução dos debates com relação às reivindicações e às necessidades do setor.

Os sindicatos rurais, recebem as demandas dos produtores rurais e levam junto as federações e discussão a nível estadual. Já as Federações, são as responsáveis por passar a Confederação as demandas estaduais de nível nacional, ou seja, é uma ligação que faz com que produtores e trabalhadores rurais sejam ouvidos e defendidos.

Assim, os sindicatos rurais, desenvolvem ações diretas de apoio ao produtor rural, buscando soluções para os problemas locais.

 A contribuição é obrigatória?

Não, desde 2017  o pagamento desta contribuição sindical é voluntário. A contribuição sindical é o valor pago por aqueles que participam.

 Como a contribuição é distribuída?

  • 60% para o Sindicato de Produtores Rurais; 
  • 20% para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); 
  • 15% para a Federação da Agricultura; e
  • 5% para a CNA (saiba mais sobre a CNA).

Conforme:  o artigo 589 da CLT. Assim, o total arrecadado pelo sindical rural é aplicado na prestação de serviços aos produtores rurais em todo o país.

O Sindical Rural é o canal indispensável para a transferência de informações sobre os principais assuntos do dia-a-dia do produtor rural.

Por exemplo, podemos citar:
  • Atualização da legislação agrícola e agrária;
  • Cotações nacionais e internacionais;
  • Orientação sobre reforma agrária e desapropriações;
  • Esclarecimentos de caráter jurídico, trabalhista, previdenciário e outros.

Além disso, podemos citar um trabalho muito importante do Sindicato Rural, o de capacitação do produtor, sua família e trabalhadores rurais, com a parceria com o SENAR.

E na prática?

Sim, funciona. Atualmente, consigo ver essas funções me prática. Principalmente, pois por intermédio do sindicato rural, aqui no setor podemos trazer cursos e capacitar o produção. Cursos de formação profissional com certificado, promoções sociais e programas sociais. Que preparam o agricultor para os desafios que o setor enfrenta e irá enfrentar, como por exemplo, o advindo das tecnologias ao campo, como Informática, Nota eletrônica e Drone.

Espero que você possa ter entendido um pouco melhor as funções dos sindicatos rurais! Procure o sindicato mais próximos e veja demais vantagens para sua região!

Photo by James Baltz

Fontes: Fernanda Nonato/SENAR/CNA

Postagens Relacionadas