Categorias

Subestação 4.0 – Avanços no Setor Elétrico

Agora é oficial: a Subestação 4.0 esta implantada no Brasil! Os avanços tecnológicos estão presentes cada vez mais no setor elétrico, com a modernização da Subestação Jaguariúna, o Brasil passa contar com sua primeira subestação 4.0.

Venha comigo entender quais são as vantagens desta subestação e o que podemos esperar de avanços no setor elétrico para um futuro breve.

O Sistema Interligado Nacional (SIN)

Com mais de 200 GW instalados, o sistema elétrico possui quase 180.000 km de linhas de transmissão, conforme dados do Operador Nacional do Sistema (ONS). Estas linhas de transmissão interligam as aproximadamente 800 subestações do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Infográfico SIN - fonte ONS- PMO Agosto/2023 *No momento, o valor de MMGD exibido neste painel dinâmico não leva em conta a expansão atualmente em curso. O número apresentado refere-se à capacidade instalada em M-2, conforme a metodologia em vigor, até que a expansão seja devidamente incorporada
Infográfico SIN – fonte ONSPMO Agosto/2023 *No momento, o valor de MMGD exibido neste painel dinâmico não leva em conta a expansão atualmente em curso. O número apresentado refere-se à capacidade instalada em M-2, conforme a metodologia em vigor, até que a expansão seja devidamente incorporada.

O avanço na tecnologia de gestão e operação destas subestações e fundamental afim de aumentar a eficiência e gestão das fontes renováveis, e a resiliência da do SIN.

O Conceito de 4.0, vc já conhece né?

Se ainda não conhece, vou te explicar rapidamente:

Imagem alusiva a Digitalização -

O conceito de Industria 4.0 está relacionado as atualizações nos modelos de gestão, produção e negócios, com por exemplo a implementação de equipamentos vinculados as atualizações tecnológicas, a sistemas de automação industrial, integração entre sistemas, inteligência artificial, internet das coisas (IoT), sistema de nuvem, entre outros.

Atualmente este conceito já é aplicado em diversas indústrias além de, como já vimos aqui no Blog da Engenharia, em diversas outras áreas como por exemplo na Gestão da Qualidade, Mineração e Aquicultura

Primeira Subestação 4.0 do Brasil

Sabemos que o conceito não é novidade no Brasil contudo, apenas agora em 2023 foi implementada a primeira Subestação 4.0 do SIN. Esta implantação é fruto de um projeto P&D da Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que contou com um investimento de mais de R$ 11 milhões.

Imagem Subestação de Energia

Implantada na Subestação Jaguariúna, a subestação possui tecnologia IoT e redes de Wi-Fi que compõem uma inovadora plafaforma de computação e comunicação com alto desempenho. Além disto, esta tecnologia possibilitou a implantação de sensores de monitoramento de óleo de transformadores e de baterias.

O sistema digital centralizado, engloba todos os sistemas: controle, monitoramento, automação, proteção e gestão de ativos. Estes recursos permitem que os técnicos atuem com mais agilidade, aumentando a disponibilidade do sistema elétrico. Isto é realizado através da análise de tendência dos ativos o que e diminuiu a probabilidade de falhas, ou seja, Engenharia de Manutenção pura!

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) juntamente com a Hitachi Energy desenvolveram este projeto, que é considerando um laboratório para as futuras subestações.

Sustentabilidade


Algumas das melhorias na subestação 4.0 traz benefícios relacionados também a sustentabilidade, tais como :

  • Compartilhamento de hardware equipamentos secundários
  • Substituição de Cabos de Cobre por Fibra ótica

Ao empregar essas inovações, os custos e quantidade de dispositivos diminuem, levando a salas de comando até 50% menores, porém com maior velocidade de processamento.

Resumindo

No vídeo abaixo da Transmissora ISA CTEEP, é possível observar um resumo do projeto:

Subestação 4.0 – ISA CTEEP

O que podemos esperar?

O setor elétrico como todos os demais setores, vem se atualizando dia após dia. Com a subestação 4.0 se tornando realidade, o próximo passo é a interação destas tecnologias com Inteligências Artificiais.

Este recurso otimizará as análises de dados, e otimiza as tomadas de decisões no setor, quem sabe este pode ser o tema do próximo artigo…

Veja este outro artigo relacionado ao tema:

Avanços Tecnológicos em Ensaios de Cabos Isolados

A tecnologia move o mundo

Steve Jobs, inventor e fundador da Apple
Postagens Relacionadas