BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Supercomputadores: quais e o que são?

Primeiramente, você já escutou falar em supercomputadores? Sabe o que e um? Se não, gostaria de saber? Tem quem os chame de “computadores da NASA”, já que são extremamente poderosos, com enorme poder de computação. Por analogia, eles calculam em momentos coisas que o seres humanos levariam décadas.

São utilizados em diversos campos de pesquisa (militar, científica, química e médica), especialmente para cálculos extremamente complexos, como por exemplo, questões envolvendo física quântica e fusão nuclear. Além disso, são maquinas gigantescas. Ocupam varias salas ao mesmo tempo e, as vezes, prédios inteiros!

CDC6600

Em setembro de 1964, era lançado o CDC 6600. Projetado magnificamente por Seymour Cray e fabricado pela Control Data Corporation (CDC). Custou, aproximadamente, US$ 2.370.000. Contava com 400.000 transistores, que trabalhavam juntamente com uma velocidade de clock de 40 MHz e uma unidade de ponto flutuante de 3 megaFLOPS. Como resultado de tamanha desenvoltura, foram fabricados mais de 100.

Suas dimensoes e peso sao/eram:

  • Altura: 2,00 metros;
  • Largura do gabinete: 0,81 metros;
  • Comprimento do gabinete: 1,71 metros;
  • Largura total: 4,19 metros.
  • Peso: 5,43 toneladas.

Seus tempos de maestria perduraram ate 1969, quando foi substituído pelo CDC 7600.

CDC 6600.

Há um CDC 6600 em exibição no Computer History Museum em Mountain View, Califórnia.

Cray-1

Com o sucesso da sua primeira maquina, Seymour Cray fundou a Cray Research Inc em 1972. Logo depois, em 1975, lança o Cray-1. Anteriormente, uma unidade de ponto flutuante de 3 megaFLOPS era considerada como a mais avançada do mundo.

Mas, Seymour não estava contente. Ele foi além. Criou um supercomputador com CPU de 80 MHz e uma unidade de processamento de 64 bits embutida, o que possibilitou o Cray-1 a saltar de, 3 megaFLOPS do CDC 6600, para 160 megaFLOPS.

Suas dimensões e peso são/eram:

  • Altura: 1,96 metros;
  • Diâmetro (base): 2,63 metros;
  • Diâmetro (colunas): 1,45 metros;
  • Peso: 5,5 toneladas.
Cray-1.

Cray-2

Aqui esta o primeiro supercomputador a, literalmente, ser chamado de “computador da NASA”, afinal, foi desenvolvido para a empresa. Era considerado o computador mais rápido da época (1985), tendo o mesmo poder de processamento de 1000 computadores comuns.

Com o poder de processamento de 1,9 gigaFLOPS, a sua grande diferença e que possuía um sistema de resfriamento liquido, estilo cascata.

Cray-2 com sua torre cascata de resfriamento.

Blue Gene IBM

A linha Blue Gene da IBM foi criada em 2004. Atingia velocidades petaFLOPS juntamente com baixo consumo de energia. O projeto envolveu o Blue Gene/L, Blue Gene/P e Blue Gene/Q. Na época, foram considerados os melhores e mais eficientes supercomputadores do mundo.

Blue Gene/P

Segundo a IBM, o nome “gene” foi devido a sua capacidade de analisar e compreender a dobra de proteínas e o desenvolvimento de genes. Em algumas maquinas do projeto, o seu desempenho máximo podia chegar a 596 teraFLOPS.

Titan

Com um custo atualizado de US$ 114 milhões, o Titan foi mais um projeto da Cray Inc. Do mesmo modo que outros supercomputadores da empresa, este bateu diversos recordes. Esta localizado no Laboratório Nacional de Oak Ridge, no Tennessee.

Ocupando 404 metros quadrados, e equipado com 18.688 CPUs AMD Opteron, memoria de 693,5 TebiBytes, e 40 PetaBytes de armazenamento.

Titan.

Conforme a organização TOP500, ficou em primeiro lugar como o supercomputador mais poderoso do mundo (17,59 teraFLOPS) de novembro de 2012 ate junho 2013.

Frontier

O americano Frontier e considerado, atualmente, o supercomputador mais rápido no mundo atualmente. Em junho de 2022, ultrapassou o japonês Fugaku.

Equipado com processadores AMD EPYC 64C 2GHz e com 8.730.112 núcleos, assim chegando a marca de 1.102 exaFLOPS, podendo executar – apenas – um quintilhão de cálculos por segundo (!).

Frontier.

Se comparado com Lumi (supercomputador listado em terceiro lugar no ranking), são 7,6 milhões de núcleos a mais e 7 vezes mais rapidez. Em termos de eficiência energética, ficou em segundo lugar com 55,23 gigaFLOPS/watt, perdendo apenas para o seu próprio protótipo, que obteve 62,8 gigaFLOPS/watt.

Caso tenha interesse, esse site lista os 500 melhores supercomputadores do mundo.

Então, os supercomputadores são mais ou menos poderosos que o seu notebook/desktop (rs)?

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese