Em meio ao momento que estamos vivendo, muitas empresas vem buscando maneiras de auxiliar no combate à pandemia do coronavírus. E uma coisa é fato: nesse momento as empresas de tecnologia estão entre as que mais conseguem fornecer soluções.
Conversamos com a assessoria de imprensa de uma das maiores fabricantes de software para engenharia do mundo, a Dassault Systèmes, empresa 3DEXPERIENCE, muito conhecida por dois de seus softwares: SOLIDWORKS e CATIA. Segundo a empresa, as iniciativas seguem a nova direção estratégica que foi anunciada recentemente pela empresa: “From Things to Life”, traduzindo para o português: “Das coisas para a vida”.
Pra quem não sabe, a plataforma 3DEXPERIENCE possibilita o trabalho remoto e contínuo em qualquer lugar que você esteja, através de sua plataforma colaborativa 3D em nuvem, que substitui completamente a era mais antiga e lenta, que era baseada em documentação.
Presença nos setores industrial, aeroespacial e de saúde
Ainda em 2019, a Dassault Systèmes anunciou a compra multibilionária da empresa Medidata, fundada em 1999 nos Estados Unidos, a qual, mesmo sem saber da pandemia que iríamos enfrentar nos meses seguintes, acabou dando bastante força para o desenvolvimento e também comercialização mais inteligente de tratamentos, colocando ainda a Dassault Systèmes em posição de total liderança na transformação digital das ciências da vida, em uma era de medicina personalizada e de experiência centrada no paciente, através de uma oferta totalmente abrangente e que reflete uma profunda compreensão dos cuidados com a saúde, as suas necessidades de mercado e também o seu ecossistema.
Não preciso nem comentar que as soluções Medidata foram incluídas na plataforma 3DEXPERIENCE, e com isso, as empresas que trabalham com ciências da vida podem acelerar (e muito!) o seu desempenho industrial, otimizando os ensaios clínicos, eficiência do projeto e também do desenvolvimento de medicamentos. Além disso tudo, podem ser criados tratamentos personalizados aos clientes, que trazem benefícios intangíveis aos pacientes. Com base em forças históricas e aproveitando ainda mais os dados do mundo real, a Dassault Systèmes é capaz de fechar o ciclo e permitir que todos os envolvidos na inovação e comercialização – o laboratório de pesquisa, o local dos ensaios clínicos, a fábrica e o paciente – colaborem, enriquecendo todo o ecossistema com tomada de decisão orientada por dados e capitalização contínua do conhecimento.
Dassault Systèmes no combate à pandemia do coronavírus
Pra deixar mais claro na sua cabeça, trago aqui um exemplo de como as tecnologias que comentei acima, podem ser utilizadas no auxílio do combate à pandemia do coronavírus
- O software de simulação SIMULIA XFlow foi doado pela Dassault Systèmes e está sendo usado no maior hospital modular da China, construído em 14 dias para combater o COVID-19.
- O software simula e avalia a dispersão do vírus no sistema de ventilação do Hospital Leishenshan em Wuhan (China), neutralizando assim os efeitos negativos de riscos não planejados dessa ventilação.
- A abordagem de plataforma colaborativa 3D baseada em nuvem substitui uma abordagem mais antiga e lenta, baseada em documentos
- A tecnologia aliada ao combate ao COVID-19 é aplicada com o objetivo de retomar as operações sociais e econômicas o mais rápido possível.
- Resumindo: o software ajuda a simular e prever com que o vírus não se espalhe por todo o hospital através do sistema de ventilação.
Restauração de empresas pós pandemia:
Além de atuar diretamente no apoio a ações de combate à pandemia do coronavírus, a Dassault Systèmes também está comprometida em ajudar na restauração e desenvolvimento das empresas após a pandemia, com o uso de inovação e tecnologias avançadas.
É por isso que eu sempre comento lá nas nossas redes sociais que a engenharia está presente em tudo, principalmente na área de desenvolvimento de tecnologias para a saúde.