Sabemos que quando uma superfície de madeira é exposta à chamas ela aquece até que, consequentemente, comece a pegar fogo. A imagem abaixo é até bonita, porém, não gostaria de estar por perto, e você?
Pesquisadores brasileiros (É DO BRASIIIIIIL), da Universidade Estadual de Campinas desenvolveram um novo material retardante de chamas. Esse material está sendo usado na fabricação, por exemplo, de tintas que fazem o impedimento de propagação de chamas em superfícies e construções de madeira.
Vamos conhecer esse material antichamas para madeira?
Chamado de ERG, que é uma sigla em inglês para grafite esfoliado e reorganizado, é constituído por fibras de celulose que esfoliam cristais de grafite. Quando as tintas são aplicadas e secam, os cristais se reorganizam, formando longos revestimentos de grafite laminado que possui condutividade térmica, elétrica e resistência à chamas otimizadas.
Bom, vocês sabem o que é grafite? Basicamente, grafite é um mineral ultraleve, constituído por lâminas de grafeno empilhadas. Com a estratégia de esfoliação, os pesquisadores conseguiram desenvolver filmes de grafite reorganizados com resistência muito mais baixa que a do grafeno e, dessa forma, conseguiram fazer filmes mais espessos que conseguem conduzir muito bem a eletricidade e o calor. Dessa forma, retardando às chamas, onde o ERG permite que o calor se espalhe pela superfície.
Esse tal de ERG possui um segredo a mais e eu vou contar para vocês. Ele possui em sua composição nanopartículas à base de alumínio, que ajuda a dissipar o calor também. A imagem abaixo mostra como é visualmente o retardadamento de chamas mostrando alguns tipos de madeiras com e sem o revestimento.
Além dessa camada de ERG sobre a madeira conduzir o calor de forma eficiente para fora do ponto de contato com a chama, ela dificulta o acesso do oxigênio do ar à madeira, possuindo assim um isolamento. Segundo testes independentes, realizados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a tinta contendo ERG alcança o nível mais alto na classificação estabelecida pelas normas técnicas para avaliar a eficiência contra as chamas. O foco são os produtos de madeira industrial para portas, vigas, caibros e assim por diante.
Gostou da matéria? Para saber mais acesse aqui.