BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Taxa Selic: como o aumento desse índice impacta o seu dia a dia!

Nos últimos meses você deve ter visto o aumento da taxa básica de juros do Brasil: a Taxa Selic, porém o que exatamente é esse índice e como ele impacta a vida das pessoas, de empresas e da economia?

O Banco Central por meio do Copom (Comitê de Política Monetária) é o responsável por revisar o valor da Selic a cada período de 45 dias. De março de 2021 para o período atual a Selic saiu de 2% para 13,25% ao ano.

Taxa Selic

A Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) tem o objetivo de controlar a inflação, entretanto, diversos fatores têm influenciado essa alta. Em um momento pós melhora da pandemia, o mundo se viu diante do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Dessa forma, em pouco tempo o petróleo e outras commodities tiveram impacto nos preços.

O Brasil e o mundo se viram diante de uma alta nos preços dos produtos. O aumento nos combustíveis foi notado quase que de imediato, causando aumento no transporte de produtos e insumos, e por consequência repassado ao consumidor final.

Com isso, os consumidores se veem diante de uma maior dificuldade para conseguir parcelamentos e créditos, uma vez que o valor da dívidas ficam mais altas, diminuindo o consumo.

Impactos no Brasil e no exterior

Esse aumento da taxa básica não foi uma exclusividade do Brasil, diversos países precisaram aumentar suas taxas, como por exemplo os Estados Unidos que aumentaram sua taxa básica para o intervalo de 1,50% a 1,75% ao ano.

Diante disso, o capital que poderia ser investimento no Brasil em diversos setores é reduzido, pois o investidor de fora tem preferência por outros países. Em muitos casos o investidor prefere receber um pouco menos nos EUA, devido a maior segurança sobre seu investimento se comparado ao Brasil.

Economia
Fonte: PixaBay

As empresas também são impactadas diretamente, uma vez que com as taxas de juros altas muitos investimentos que poderiam criar mais empregos, aumentar o consumo, gerar mais demanda para produtos e serviços se veem diante de uma economia mais desacelerada.

Outro fator importante na economia no Brasil é o câmbio, com a Taxa Selic a 13,25% o dólar teve uma queda considerável nesses últimos meses. Em um momento de baixa a importação fica mais acessível devido ao baixo valor da moeda estrangeira. Por outro lado, em momentos de alta do dólar os setores que exportam têm um melhor retorno em suas negociações.

O que fazer?

Em momentos de incertezas como esses, saber se proteger minimamente dessas variações do mercado é importante. Uma opção é ter investimentos que possibilitem trazer uma segurança para momentos de emergência, como passamos recentemente de 2020.

O que fazer
Fonte: PixaBay

No Brasil sempre temos situações que podem afetar a economia, empregos e o desenvolvimento do país como um todo, devido a uma série de fatores internos e externos.

“O Brasil não é para principiantes”

Tom Jobim

Portanto, sabemos que novos desafios nos esperam nos diversos âmbitos das nossas vidas, assim como esses momentos passados nos últimos meses e anos. Muitos dessas situações acontecem sem que possamos fazer algo para impedir, entretanto é nossa responsabilidade saber como agir diante delas.

O conhecimento é a melhor maneira para passar por momentos desafiadores, pois nos dá alternativas para ação, e você já aprendeu algo novo hoje?

Fontes: Agência Brasil, Yahoo Notícias e Forbes.

Total
3
Shares
3 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese

WORKSHOP ENGENHEIRO PERITO

Conheça o método que engenheiros de todo o Brasil estão usando para trabalhar na justiça recebendo de R$4.375,00 á R$11.547,00.
Sem prestar concurso público!

Fique tranquilo, não enviamos spam!