Categorias

Mais de 100 construtores e empreiteiros são presos na Turquia em conexão com o terremoto e supostas falhas nas construções

Dias depois do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria, já tendo vitimado mais de 25 mil pessoas, o governo turco começou a responsabilizar construtores e empreiteiros pelo estrago causado.

Terremoto Turquia

Motivo

A suspeita é de que uma série de empresas não cumpriu os protocolos exigidos para construções criados depois de um evento semelhante, em 1999. O Ministério da Justiça determinou que sejam criadas unidades de investigação para os chamados “crimes de terremoto”, como falhas nas construções de casas e prédios que possam ter colaborado para danos maiores durante os terremotos.

Prisões

De acordo com a agência estatal Anadolu, mais de 100 pessoas já foram detidas nas dez províncias turcas atingidas pelos tremores desde segunda-feira (6/2). O governo do Chipre confirmou que dois construtores de prédios na cidade turca de Adana foram detidos no norte cipriota. Responsáveis por um edifício com 14 andares, os homens fugiram da Turquia logo após os tremores. O New York Times também confirmou a prisão de Mehmet Yasar Coskun, construtor de um prédio com 12 andares e 250 apartamentos, completamente destruído na província de Hatay.

Reconhecimento de falhas

“Embora tenhamos a maior equipe de busca e resgate do mundo no momento, é uma realidade que as operações não foram tão rápidas quanto queríamos que elas fossem”.

O presidente do país, Tayyip Erdogan, admitiu falhas na resposta do governo ao desastre.
Terremoto Turquia

Impacto do terremoto

O terremoto de magnitude 7.8, sucedido por mais de cem tremores secundários no sul da Turquia e no noroeste da Síria, já é o sétimo desastre natural mais mortal deste século. A tragédia supera o terremoto e o tsunami que abalaram o Japão em 2011. Segundo balanços oficiais divulgados na tarde deste sábado (11/2), a Turquia registrou mais de 21,848 mil mortes em decorrência do terremoto e a Síria, 3,5 mil.

Equipes de busca ainda procuram por sobreviventes em meio aos escombros. Milhares, porém, ainda estão desaparecidos. Segundo o governo turco, 67 pessoas foram resgatadas com vida nas últimas 24 horas, 80 mil estão recebendo atendimento hospitalar e mais de 1,5 milhão estão desabrigadas.

Tremor da China, leia mais aqui!

Postagens Relacionadas