Categorias

Mulher, ciência e engenharia

Parece que foi ontem que a mulher foram inserida no mercado de trabalho, principalmente nas engenharias e áreas afins.

mulher na ciência

Atualmente, vivemos em uma sociedade com pensamentos retrógrados, em que criamos estereótipos em relação ao tipo de pessoa que deve seguir determinada profissão. Você, que faz engenharia, tente relembrar a proporção de homens e mulheres em sua sala de aula.

E você, que trabalha em campo, laboratórios, indústria, canteiro de obras, quantas mulheres são das ciências exatas, mais precisamente da área da engenharia? Analogamente, quantas delas ocupam altos cargos, posições de liderança?

Pior que isso, os salários pagos a homens e mulheres no mesmo cargo não são  os mesmos. Mesmo com a mulher sendo mais qualificada. Afinal, vivemos em uma meritocracia ou não?

Continuem lendo para conferir o potencial da mulher e quão agregador a mulher é para a ciência e para o mundo.

mulher na ciência

Homem vs. mulher: A eterna guerra dos sexos.

Primeiramente, se eu tivesse o tipo de pensamento que o lugar da mulher não é na engenharia, na ciência, e não deveria ocupar posições de liderança, eu trataria de mudar esse tipo de pensamento. 

Apenas acompanhem!

Se quisermos comparar o homem e a mulher, sinto muito, mas os homens já saem perdendo, pois, biologicamente, as mulheres são muito mais desenvolvidas que os homens.

Vamos começar a brincadeira analisando algumas afirmações?

As mulheres lidam melhor com as relações humanas e os homens são mais voltados aos cálculos.

Correto! Mas…, vamos relembrar biologia básica. Você sabe o que é fenótipo?

Pois bem, esse termo define as características observáveis em um indivíduo que por sua vez sofre influência da genética.

fenótipo

Ah! então a afirmação está correta?

Calma.

Apesar disso, o fenótipo também sofre influência do ambiente que vivemos. Ou seja, podemos nos tornar qualificados a fazer qualquer coisa, a depender do meio em que vivemos.

Essa afirmação é oriunda da quantidade superior de corpo caloso no cérebro feminino. Como resultado, temos a interferência do lado direito (emocional) no lado esquerdo (racional) .

As mulheres são inferiores intelectualmente! 

Essa teoria maluca é mantida devido as mulheres possuírem o cérebro menor do que os homens. E isso é verdadeiro, todavia, Einstein possuía o cérebro menor do que a média dos homens e nem por isso deixou de ser quem era. Um gênio.

Explica isso agora! As baleias possuem o cérebro muito maior do que os homens. Isso as torna mais inteligentes? Poderia escrever o artigo inteiro sobre essas características, mas esse não é o foco.

Vamos passar para as conquistas da mulher?

Uma grande mulher: Marie Curie

Impossível falar do papel da mulher na ciência e na engenharia sem abordar essa grande mulher. Todos a conhecem e é indiscutível sua contribuição.

Uma grande mulher

Ela foi a primeira mulher a ser laureada com o prêmio Nobel, o primeiro, de física, pelas descobertas no campo da radioatividade.

Primeiro?

Além disso, foi a primeira cientista a conquistar DUAS vezes o tão desejado prêmio. O segundo foi na área da química, pela sua contribuição e descoberta de dois elementos químicos, polônio, que recebeu o nome em homenagem ao país que nasceu, e o rádio.

Analogamente, a que ganhou em duas áreas da ciência diferentes.

Naquela época haviam apenas três cientistas com esse feito: Linus Pauling, John Bardeen e Frederick Sanger.

Marie simplesmente deu a vida, literalmente, para que fosse conhecido dois elementos químicos. Seu falecimento se deu pela excessiva exposição a elementos radioativos.

Tal mãe Pai, tal filha

Uma das filhas de Curie, Irene, também foi laureada com o Nobel de Química. 

Ela iniciou sua jornada científica com sua mãe, aos 17 anos de idade, a auxiliando durante a primeira grande guerra com máquinas de raio-X.

Após a guerra, Irene continuou auxiliando sua mãe. Posteriormente, deu início aos estudos com raios alfa com polônio.

Conclusão

Em resumo, as mulheres nunca foram e nunca serão inferiores aos homens, qualquer que seja a área.

Afinal, todo homem já foi uma mulher!!!!

Por exemplo, o número de homens agraciados com o prêmio maior no Nobel é devido a desproporção de homens e mulheres na ciência. APENAS.

ganhadores do nobel

Neste artigo foi abordado a história de apenas uma mulher, na verdade, A MULHER.

mulher maravilha

Contudo, temos muitas histórias de mulheres incríveis, em universidades de ponta, na NASA, em grandes empresas.

Enfim, espero que “nosso” pensamento mude, e que possamos incentivar que um maior números de mulheres ingressem na área da ciência.

mulher na ciência

Ah!

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

Postagens Relacionadas