Categorias

A função do Engenheiro: Acessibilidade para todos

A acessibilidade é um direito assegurado por lei, mas ao mesmo tempo  é comum encontrarmos edificações que ainda apresentam empecilhos arquitetônicos.

Por mais que existam leis brasileiras a respeito da acessibilidade, por outro lado elas ainda não garantem este direito a todos. Frequentemente, encontram-se ambientes tanto públicos, quanto privados, que apresentam contratempos arquitetônicas para as pessoas com deficiência física.

A acessibilidade na construção civil é muito mais do que uma obrigação. Os Engenheiros quem planeja e executa as obras são os responsáveis por garantir acessibilidade.

Construção civil
Fonte: Freepik (2021)

Qual a função dos profissionais da construção civil em relação a acessibilidade na Engenharia?

Ao construir ou reforma uma edificação é muito importante que o profissional tenha conhecimento da legislação vigente e normas técnicas de acessibilidade para garantir que seja seguido o que é estipulado em lei e garantir acesso a todos.

Costumo dizer que: “Quem dominas as leis, com certeza vai dominar o mercado”. Independente da sua área dentro da construção: execução, planejamento, projetos, entre outros, você como profissional precisa conhecer a legislação para garantir que ela será seguida. Sem o conhecimento adequado as chances de erros e problemas crescem exponencialmente.

Para que uma obra acessível saia de do papel é necessário a união de todas as áreas, e claro, a fiscalização eficiente faz toda diferença para garantir o projeto e execução de uma obra com acessibilidade.

Acessibilidade
Fonte: Freepik (2021)

A importância da acessibilidade

 A acessibilidade garante a segurança e integridade física de pessoas com necessidades especiais ou de mobilidade reduzida, assegurando assim o direito de ir e vir.

Acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia, de edificações, espações mobiliários, vias públicas, equipamentos urbanos e transporte coletivo. (ABNT NBR 9050)

Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população. visando sua adaptação e locomoção, eliminando as barreiras.  Fonte: Wikipedia

Tenha acesso a outros artigos produzidos por mim clicando aqui, caso queira me conhecer ainda mais você pode me encontrar nas redes sociais: InstagramYoutube | Linkedin 

Postagens Relacionadas