Categorias

Conheça a Engenharia Aeronáutica

O profissional formado em Engenharia Aeronáutica, trabalha com a construção, o desenvolvimento, e a realização de manutenções em helicópteros, aeronaves, foguetes, satélites…

É esse engenheiro que estará apto a ser o responsável pelo projeto, fabricação, manutenção, fiscalização e outras coisas mais desses móveis. Já podemos começar a voar?

Como o Engenheiro Aeronáutico trabalha?

O engenheiro aeronáutico entende de aviões, helicópteros, drones, asas delta, planadores e mísseis, logo ele consegue trabalhar em empresas relacionadas. Além disso, esse engenheiro também trabalha no projeto e lançamento de veículos espaciais, se ele se especializar nessa área poderá até fazer sua operação. Já dá pra ficar ansioso né?

Na área de projeto, desde o desenho da estrutura da aeronave e seus componentes é o engenheiro aeronáutico que executa, até a definição de quais materiais serão utilizados, criação de protótipos das peças e realização de testes antes de serem produzidas em escala industrial. No mínimo desafiador, não é mesmo?

Além disso, você como engenheiro aeronáutico será capaz de projetar e implantar sistemas de funcionamento das aeronaves, como motores, sensores e instrumentos de controle. Então na fabricação, poderá definir as especificações de alguns mecanismos como a alimentação de combustível, a pressurização da cabine e o trem de pouso.

Para a área de manutenção, você irá coordenar e realizar serviços de manutenção e reparos em aeronaves e helicópteros. E como as aeronaves, principalmente as de uso comercial, precisam ser vistoriadas periodicamente, você, engenheiro aeronáutico realizará manutenções preventivas analisando o estado de conservação e funcionamento de estruturas, sistemas de controle e equipamentos das aeronaves.

Fiscalização e Sistemática

Na fiscalização de aviação civil, você uma vez Engenheiro Aeronáutico, poderá trabalhar checando se todas as normas estão sendo cumpridas, e terá uma rotina de inspeções, analisando os mínimos detalhes pra checar se uma norma está sendo cumprida.

Na parte sistemática, ligada aos programas que controlam os pequenos detalhes da aeronave, como a pressurização da cabine, os trens de pouso e tudo mais, o engenheiro aeronáutico é contratado para projetar, instalar e testar o sistema relacionado com esses detalhes.

Além de toda essa responsabilidade o engenheiro aeronáutico também é capaz de administrar qualquer empresa, tanto relacionada à Aeronáutica quanto outras que tenham ênfase em finanças.

Onde você como Engenheiro Aeronáutico poderá trabalhar?

Se você se formar Engenheiro Aeronáutico pode trabalhar com helicópteros, planadores e todos os tipos de aviões e também com foguetes, satélites e sondas espaciais.

Será o responsável pela realização de reparos e pelas inspeções periódicas da estrutura e dos equipamentos, como asas, motores e fuselagem. Poderá cuidar também dos sensores e instrumentos de controle.

Pode encontrar oportunidades em diversas indústrias do Setor Aeroespacial e de Defesa, principalmente as fábricas de aviões e helicópteros, nas empresas que fabricam e desenvolvem peças de reposição para a manutenção das aeronaves, empresas de transporte aéreo (de passageiros ou de cargas), empresas de consultoria e em institutos de pesquisa aeroespacial. 

Também se pode optar por atuar na carreira militar, prestando seus serviços para a Força Aérea Brasileira, ou atuar em obras e serviços relacionados com a infraestrutura aeronáutica, como construção de aeroportos e gerenciamento de tráfego aéreo. 

Como tudo está em contato com o ar, alguns fabricantes de carros também contratam esses engenheiros para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à aerodinâmica.

Mas não para por aí, você poderá atuar em obras e serviços ligados à infraestrutura aeronáutica, como a construção de aeroportos, o planejamento de linhas e o gerenciamento de tráfego aéreo. 

Conclusão

O fato de ter que estar sempre atualizado sobre as tendências do setor e acompanhar os avanços tecnológicos ser fundamental para este engenheiro manter sua competitividade no mercado de trabalho, é importante ressaltar que a indústria aeronáutica no Brasil é uma das maiores do mundo. O que significa que este é um mercado aquecido, e que a produção e comercialização de aeronaves está em alta.


Engenharia Espacial o que é?

Postagens Relacionadas