Categorias

Conheça a ENGENHARIA AMBIENTAL

A Engenharia Ambiental lida com os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, visando à promoção do desenvolvimento sustentável.

Então, esse profissional é capacitado para trabalhar com sistemas, equipamentos e técnicas para entender e combater a poluição, conseguindo recuperar seus danos. Que missão né?

Como o Engenheiro Ambiental trabalha?

ENGENHARIA AMBIENTAL

O profissional formado em Engenharia Ambiental pode atuar em todas as áreas relacionadas ao meio ambiente.

Ou seja, como engenheiro ambiental, você poderá ter dos mais diversos cargos, e suas atividades poderão estar relacionadas com a supervisão, coordenação, vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e laudo. 

Também, esse engenheiro pode ter atividades como ensino, pesquisa, extensão, análise, experimentação, ensaio, planejamento, projeto, especificação, estudo de viabilidade técnico-econômica, assistência, assessoria, consultoria, direção, fiscalização e execução de obra.

Além de, orientação, função, divulgação e produção técnica e, desempenho de cargo, condução de trabalho, parecer e serviço técnico. 

Outras atividades podem ser elaboração de orçamento, padronização, mensuração, controle de qualidade e execução de desenho técnico.

Todas atividades fazem referência à administração, gestão e ordenamento ambientais e ao monitoramento e mitigação de impactos ambientais, seus serviços afins e correlatos. 

Você como Engenheiro Ambiental pode ser responsável técnico (coordenação/gerenciamento) pela elaboração de estudos e documentos necessários para o licenciamento ambiental das diversas áreas técnicas.

As atribuições deste profissional são extensas, mas específicas para desenvolvimento de atividades ligadas ao meio ambiente.

ENGENHARIA AMBIENTAL

Mas, onde você como Engenheiro Ambiental poderá trabalhar?

É claro que você terá uma infinidade de possibilidades quando se tornar um engenheiro ambiental. 

O seu campo de atuação poderá incluir, desde o abastecimento de água, análise de riscos ambientais, análise de ciclo de vida, auditorias, diagnósticos ambientais, avaliação de impactos ambientais, controle de qualidade ambiental – sistemas de monitoramento e vigilância, drenagem pluvial.

Até, economia ambiental, educação ambiental, esgotamento sanitário, geotecnia ambiental, gestão ambiental, gestão de recursos hídricos, gestão de recursos naturais e conservação da natureza (meio urbano e rural), gerenciamento de resíduos sólidos. 

Não paramos por aí, o campo ainda fica mais vasto quando pensamos em outras áreas de atuação que podem ser oportunidades pra você como engenheiro ambiental, como:

  • Hidráulica, hidrologia e hidrogeologia;
  • Licenciamento ambiental;
  • Modelagem ambiental;
  • Ordenamento do território (uso do solo);
  • Planeamento regional e urbano, planejamento energético e energias renováveis;
  • Poluição da água, poluição do ar, poluição do solo (avaliação, modelagem, prevenção e controle);
  • Remediação de áreas degradadas. 

Você, engenheiro ambiental, ainda pode ser a pessoa que faz a regulamentação e normalização ambiental, saúde ambiental, sistemas de informação ambiental, tecnologia/produção limpa e, tratamento de águas residuais e de abastecimento.

ENGENHARIA AMBIENTAL

Conclusão

Fica claro que cada vez mais devemos nos preocupar com o ambiente em que vivemos, para que as espécies humanas e animais possam continuar nesse plano, precisamos com toda a certeza, não só cuidar do meio ambiente, como também restaurar danos já realizados, e evitar novos danos a partir de técnicas e tratamentos ambientais.

Percebe-se que a profissão de engenharia ambiental é uma das profissões mais promissoras dos tempos mais próximos, devido sua importância. 

Sendo assim, o Engenheiro Ambiental, terá missões de analisar, manejar e monitorar problemas ambientais urbanos e rurais e, conseguir projetar e implantar soluções.

Esse profissional será capaz de avaliar as alterações ambientais causadas pelas atividades do homem, considerando sua dimensão, duração e natureza, bem como as possibilidades para revertê-las.

Dá até pra se sentir o “super homem da natureza” não é mesmo?


Você segue o Blog da Engenharia no Instagram?

Clique aqui para saber mais sobre os passos lentos da humanidade e consequências ambientais!

Postagens Relacionadas