Categorias

Engenheiro Acústico: O Guardião da Qualidade Acústica

Basicamente a Engenharia Acústica estuda e controla de forma eficiente a propagação das ondas sonoras, já que ruídos e barulhos podem ser grandes empecilhos para sociedade. O trabalho do profissional de Engenharia Acústica envolve justamente trazer conforto acústico e o controle de ruído.

Sendo o Engenheiro acústico o responsável por todo o campo que compreende o som e vibrações, seu estudo e sua pesquisa são voltados para a análise dos mecanismos de produção, transmissão e recepção do som.

Quer saber mais? Vem com a gente!!

Como o Engenheiro Acústico trabalha?

É papel do engenheiro acústico o desenvolvimento de estratégias para o controle e manipulação do som e das vibrações, atuando na alteração e contenção de sons indesejáveis (controle de ruído) e em projeto de fontes sonoras.

Vamos falar então das áreas de atuação possíveis para você, se você optar por se tornar um Engenheiro Acústico.

Será sua tarefa, criar e executar sistemas de controle de vibrações para máquinas e equipamentos industriais, estruturas de edificações e veículos.   

Na área ambiental, você irá atuar realizando medições e elaborando laudos técnicos para projetos acústicos de ambientes, objetivando assegurar o bem-estar do ponto de vista acústico. São utilizados diversos instrumentos para capturar, medir e processar sons na faixa auditiva do ser humano, além de ferramentas computacionais que tornam possível a elaboração de mapas de ruído ambiental. 

Fará análises que podem gerar uma certidão de tratamento acústico, certificando que atividades que possivelmente causariam poluição sonora estão em níveis adequados.

Atuação

Poderá atuar na construção de equipamentos musicais, tendo conhecimento sobre como os instrumentos musicais funcionam e psicoacústica. Podendo trabalhar como designer de estúdios de gravação, de TV, rádio ou de ensaio. Aqui, também poderá atuar na eletroacústica (acústica voltada para reprodução de sinais por meios eletrônicos). 

Você como Engenheiro Acústico pode vir a realizar projetos arquitetônicos que sejam apropriados aos aspectos acústicos de locais como escritórios, igrejas, teatros, ambientes de trabalho e salas de aula. 

Você poderá trabalhar também na indústria naval e na marinha, no campo dos fenômenos de refração, difração e mecânica dos fluidos, para ser aplicado em equipamentos sonares. 

Outro campo de oportunidades está na identificação de fontes de ruídos, na programação de ações que servirão para reduzir ou eliminar a poluição sonora em ambientes urbanos e industriais, além da determinação de protetores auditivos ideais.   

Mas são as empresas do ramo aeroespacial e automobilístico as maiores empregadoras nessa área, que é considerada a mais complexa por envolver a presença do som em um meio de propagação que sofre diversas variações de velocidade. Você irá trabalhar com projetos de acústica em foguetes, helicópteros e aviões, por exemplo.  

Onde você como Engenheiro Acústico poderá trabalhar?

Primeiramente, o Engenheiro Acústico pode trabalhar na acústica subaquática, dando manutenção a sonares de submarinos, ou na avaliação de ondas sísmicas. 

Assim, como falamos, você poderá atuar no controle e na fiscalização de emissão de ruídos e vibrações emitidas por qualquer tipo de equipamento doméstico, como eletrodomésticos, ou industrial, e emite laudos técnicos. Na área de acústica musical é responsável pela análise vibroacústica de instrumentos. 

O curso de Engenharia Acústica, é um curso novo tendo pouca mão de obra especializada, tornando as perspectivas boas. Ainda mais que, há normas que determinam os requisitos mínimos de qualidade nas construções, elevando a demanda pelo profissional para projetar a acústica de edificações.

Dessa forma, estes profissionais estão sendo requisitados por empresas especializadas em soluções acústicas e pela área de silenciadores na indústria mecânica. Podendo também atuar de forma autônoma, com escritório próprio.

Assim, você poderá também, ser contratado por prefeituras, para elaborar e executar políticas públicas de mitigação do ruído. 

Conclusão

Contudo, cada vez mais atribuições são concedidas ao profissional de Engenharia Acústica já que tecnologia na área vem aumentando, aumenta também o campo de atuação e papel do Engenheiro Acústico na sociedade.

Portanto, mesmo que o som esteja presente no nosso dia a dia e não conseguirmos vê-lo, precisamos controlar ele, assim como tudo que faz parte do nosso dia-a-dia. Quando ele ultrapassa limites aceitáveis, se torna bem mais que um incômodo, mas um verdadeiro mal para nossa saúde. E para prevenir nossa saúde nesse sentido, vem o trabalho do engenheiro acústico, profissional indispensável que tem o objetivo de definir os limites sonoros de ambientes, encontrar as fontes de ruídos e buscar meios de evitar a poluição sonora que traz tantos males à sociedade.


Gostou? Quer ler mais sobre engenharias? clique aqui! 

Postagens Relacionadas