Existem mulheres na história que fizeram feitos incríveis e deixaram um enorme legado para nos inspirarmos. Um exemplo como esse é a cientista Marie Curie, física e química que foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel.
Convido vocês a conhecer um pouco de sua trajetória, que foi brevemente narrada em um filme lançado em 2020 mostrando toda sua luta por respeito na comunidade científica. Logo abaixo vocês podem conferir o trailer desse filme.
Conheça um pouco do trabalho Marie Curie
Primeiramente, essa incrível cientista é conhecida por receber dois Nobel sendo sempre lembrada como uma das mulheres pioneiras na ciência. Marie trouxe uma enorme contribuição sobre o assunto de radioatividade, que inclusive foi um termo criado por ela.
Antes de mais nada, Marie Marie Skłodowska Curie nasceu em Varsóvia em 1867, desenvolveu seu trabalho na Universidade de Paris, onde foi a primeira mulher a ser admitida no local. Além de todo seu trabalho com radioatividade, também fez a descoberta de dois elementos químicos: o polônio e rádio.
História de Marie
Contudo, antes de chegar aos grandes feitos que a fizeram famosa, não teve uma vida muito fácil. Os pais de Curie que eram um casal de professores que perderam tudo durante atos de ativismo a favor da independência da Polônia.
Através do incentivo do seu pai, que ela batalhou muito para ingressar na educação superior e virar cientista, algo que era quase impossível para época. Para custear seus estudos, Marie trabalhou como governanta onde conheceu seu futuro esposo, porém até o casamento de fato acontecer ela seguiu investindo na sua carreira acadêmica.
Relação de Marie Curie e Albert Einstein
Sobretudo, com o passar do tempo Curie começou a trocar cartas com membros importantes do meio científico, onde Albert Einstein se tornou um grande defensor da mesma no meio acadêmico. Por muito tempo, Marie sofreu vários ataques da imprensa e de cientistas em geral. Mas Einstein completamente indignado com o que estava acontecendo ofereceu todo seu apoio novamente para a cientista.
Curie e o estudo da radiação
Em primeiro lugar, seus estudos com o marido sobre radiação emitida por sais de urânio começaram por volta de 1886, onde a partir daí pesquisou outros materiais que poderiam produzir o mesmo efeito. Logo após fez a descoberta dos elementos químicos.
Antes de mais nada, em 1903 recebeu o Nobel de Física “em reconhecimento aos extraordinários resultados obtidos por suas investigações conjuntas sobre os fenômenos da radiação”. Anos depois recebeu seu segundo Nobel pelo seu trabalho com a radioatividade, fazendo história.
Quer saber sobre mais curiosidades da Engenharia? Você pode clicar aqui e ter acesso aos meus outros artigos. Além disso, você consegue me encontrar nas redes sociais: Instagram | Linkedin