Categorias
woman in white sweater holding blue balloon

Mitos e Verdades sobre os Alimentos

Eai, amantes da Engenharia de Alimentos!!! Nossa coluna está voltando a ativa e não poderia retornar de forma mais curiosa que, desvendando alguns mitos e verdades sobre a produção, venda e consumo de alimentos!!!

mitos e verdades em alimentos

Como bem sabemos, o “Universo dos Alimentos” é rodeado por Fake News e Crenças Antigas. E isso, deve-se principalmente ao fato de que o nosso produto está, literalmente, presente no dia-a-dia de TODAS as pessoas!

E, embora isso pareça ser um fator negativo, pois faz com que qualquer vovó “especialista” na cozinha sinta-se uma expert da Engenharia, na realidade, é algo muito interessante, pois só reforça a importância da nossa profissão e a responsabilidade que nós temos na disseminação de conhecimento.

Dessa forma, pensando nisso, eu separei alguns mitos e verdades que com toda certeza você já se deparou por aí. Então, aproveite para enviar esse conteúdo para os seus amigos e não deixe de conferir o artigo “Diga-me o que comes, que eu te direi o que é”, pois ele tem tudo a ver com a temática de hoje.

É verdade que aplica-se hormônio em frangos? mitos e verdades em alimentos

Esse grande MITO, além de ser proibido por legislação, não apresenta nenhum custo-benefício para a indústria. Isso é, aplicar hormônio em frangos demandaria muito investimento financeiro e de tempo por algo que não traria retorno suficiente. Além de ser inviável, devido ao tempo médio de vida dessas aves.

A garantia do crescimento do frango está em estudos de melhoramento genético, na busca por melhores condições de alimentação (rações e dietas balanceadas), em um manejo eficiente e em instalações adequadas, que garantam o Bem Estar Animal e consequentemente o crescimento das aves e a qualidade da carne.

Portanto, vemos aqui, claramente, que não podemos acreditar em tudo aquilo que ouvimos por aí. Pois alguns mitos e verdades, são divulgados, inclusive nas redes sociais, sem nenhum tipo de embasamento.

Mitos e Verdades sobre o Miojo. Ele é frito?

É VERDADE! Antes de ser embalado, o macarrão instantâneo, famoso “miojão” – amplamente consumido pelos estudantes de Engenharia – , além de pré-cozido, também é pré-frito em gordura vegetal.

E são essas etapas que garantem, respectivamente, o rápido tempo de preparo desse produto e também a sua secagem.

Latas amassadas podem apresentar riscos à saúde?

Existem muitos mitos e verdades com relação à embalagens amassadas e estufadas. E sim! Elas podem apresentar riscos à saúde.

As latas de alimentos possuem uma película orgânica (verniz) como revestimento interno. Esse verniz tem como função essencial, minimizar as interações dos metais presentes na lata com o produto acondicionado no seu interior.

mitos e verdades em alimentos

Após impacto e consequente amassamento mecânico da lata, esse verniz pode ser rompido e dependendo da sua composição, pode ocasionar a contaminação do alimento no interior da embalagem, apresentando riscos a saúde de quem o consumir. Portanto, é VERDADE!

Cozinhar com vinho ou cerveja não deixa álcool na comida.

Dizer que cozinhar com bebidas alcóolicas não deixa álcool na comida pode ser uma grande inverdade, e portanto, um grande MITO!

Mas, Camila, o álcool é volátil!!! Não vai evaporar com a alta temperatura?!

Sim, o álcool é volátil! Porém, quando misturado com a água presente nos alimentos, a solução gerada evapora em partes iguais! Ou seja, se sobrou resíduo líquido (água) no alimento, quimicamente, é certo que ainda há álcool presente na mistura (mas você não precisa contar isso pro seu pastor ok? – risos).

E o que há por trás desses Mitos e Verdades?

woman in white sweater holding blue balloon
Seja curioso! Informe-se!

Por trás desses mitos e verdades, podem existir fatores históricos, como o famoso MITO “Manga com leite mata!”.

Essa “estória” surgiu na época do Brasil Colonial, quando a manga era vastamente consumida pelos escravos e o leite era um alimento nobre. Assim, para evitar que os escravos consumissem o leite de suas casas, os coronéis inventaram que a mistura da manga com leite levava à morte.

Mitos e Verdades também podem surgir por “achismos”, por exemplo: “Antes o frango era tão pequeno, por que agora ele é tão grande? Acho que estão colocando hormônio!”. O desconhecimento da realidade pode resultar nessas suposições!

E existem também as Fake News mal intencionadas, que podem espalhar, rapidamente, mitos e verdades sobre qualquer assunto, incluindo alimentos.

Portanto, antes de acreditar e espalhar os mitos e verdades que você encontra por aí, procure sempre se informar com fontes seguras e confiáveis.

Postagens Relacionadas