Categorias
Bureau Manufatura Aditiva

O que é um Bureau de Manufatura Aditiva?

Com o avanço das tecnologias de manufatura aditiva para uso na fabricação de lotes pilotos e peças finais, começam a surgir demandas para prestação deste tipo de serviço. Com isso, começam a surgir cada vez mais ambientes e empresas com esta finalidade. Mas, o que é um Bureau de Manufatura Aditiva? Quais são os seus benefícios?

Bureau Manufatura Aditiva
Fonte: 3D Printing Industry.

A palavra Bureau (pronuncia-se “Birô”) pode ser compreendida como um estabelecimento, escritório ou repartição onde se realizam trabalhos relacionados com o negócio daquela empresa. Ou seja, um Bureau de Manufatura Aditiva é um local onde são prestados serviços de fabricação de peças por manufatura aditiva.

Qual objetivo do Bureau de Manufatura Aditiva?

Em resumo, podemos dizer que seu objetivo é disponibilizar uma infraestrutura que permita a prestação de serviço de manufatura aditiva para clientes.

Além das impressoras 3D (com as mais diversas tecnologias do mercado), a prestação do serviço envolve também ações como: modelagem 3D ou redesign da peça (pensando na fabricação por manufatura aditiva), simulação numérica para avaliação da resistência da peça, pós-processamentos (limpeza, pintura, acabamentos específicos), relatórios de qualidade final do produto, entre outros.

Ou seja, o Bureau é capaz de atuar em todas etapas do processo produtivo, desde o projeto até a fabricação e finalização do produto.

De forma complementar, alguns Bureaus disponibilizam também outras tecnologias de fabricação (injeção, usinagem, etc), para que o cliente possa ter todas opções de manufatura em um só lugar.

E quais são os benefícios?

Muitas empresas já estão usando a manufatura aditiva para fabricação de peças que antes eram produzidas por outras tecnologias (injeção, fundição, usinagem, etc).

Porém, para fabricar estas peças as empresas precisariam ter toda infraestrutura de equipamentos (impressoras 3D, máquinas para pós-processamento, computadores com alta capacidade de processamento), de pessoas (com conhecimento na fabricação) e de instalações (ambiente preparado para este tipo de fabricação).

Como muitas vezes a fabricação das peças não é atividade fim da empresa, elas contratam outras empresas que vão prestar este tipo de serviço. E é isto que acontece com o Bureau de Manufatura Aditiva. Através dele, as empresas não precisam ter custos operacionais e de implementação, realizando diretamente a prestação de serviços.

Além disso, todo know-how de fabricação do Bureau ajudará a desenvolver e fabricar produtos com maior qualidade e eficiência.

Outro ponto importante: os Bureaus, em geral, terão os equipamentos e materiais mais atuais do mercado, o que permite as empresas se beneficiar das melhores tecnologias para manufatura aditiva.

Bureaus de Manufatura Aditiva no mundo

No mundo já existem centenas de Bureaus em pleno funcionamento. O site Additive Manufacturing (através da editora Stephanie Hendrixson) realizou um mapeamento onde constam mais de 200 Bureaus de Manufatura Aditiva (só nos Estados Unidos!).

Bureaus Manufatura Aditiva nos EUA
Bureaus Manufatura Aditiva nos EUA

Alguns dos principais Bureaus no mundo:

Website da Forecast 3D
Website da Forecast 3D

Bureau de Manufatura Aditiva no Brasil

No Brasil, ainda são poucos os Bureaus de Manufatura Aditiva com infraestrutura, tecnologia e capacidade para atender a indústria para produção de lotes pilotos e peças finais.

Um Bureau que está sendo inaugurado em setembro é o Bureau de Manufatura Aditiva do SENAI CIMATEC. Localizado em Camaçari, na Bahia, este é o único Bureau da América do Sul com tecnologia Multi Jet Fusion, parceria com a HP e com a impressora HP Multi Jet Fusion 5210.

Fonte: 3DPrinting Media.

Além da infraestrutura, está sendo desenvolvida e capacitada mão-de-obra especializada em manufatura aditiva e nas tecnologias da HP, conforme anunciado em um evento de lançamento em junho deste ano.

Lancamento Parceria SENAI CIMATEC
Lancamento Parceria SENAI CIMATEC

 

Em resumo, percebemos a importância dos Bureaus para difusão da manufatura aditiva nas indústrias em todo o mundo. A possibilidade de ter ambientes como este, permitem que cada vez mais esta tecnologia da Indústria 4.0 possa ser utilizada e que ajude clientes a perceber todo potencial de manufatura aditiva para sua aplicação.

A transformação da ideia e projeto em aplicações reais já é uma realidade e os Bureaus vão potencializar cada vez mais isto!


Se quiser acompanhar mais notícias e informações sobre Manufatura Aditiva, confira no Blog da Engenharia!

Postagens Relacionadas