Categorias

Como vender Projetos de Combate à Incêndio e Pânico todos os dias – Passo a Passo

Esse artigo é para você que é Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico ou Arquiteto. Para elaborar e executar um Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico – PSCIP, você precisará aprender a vender.

Nesse artigo, Eu vou te apresentar os 5 PASSOS FUNDAMENTAIS para que você inicie sua carreira na melhor área da Engenharia. Se ainda tiver dúvidas, deixe seu comentário ou entre em contato através do link no fim deste artigo.

Passo 01 – Ser registrado no conselho de classe (CREA ou CAU)

Para a elaboração de um PSCIP o profissional deve ser cadastrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) ou no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo)

Para que seja possível emitir anotação de responsabilidade técnica (ART), o profissional deve ter um cadastro no corpo de bombeiros como responsável técnico habilitado no estado onde atua.

Passo 02 – Saber elaborar o projeto


Primeiramente deve ser marcada uma visita para fazer o levantamento arquitetônico do imóvel. Nessa etapa, você fará as medições para a elaboração da planta baixa com as devidas medidas de segurança. 

Com o levantamento arquitetônico em mãos, inicia-se a elaboração do Projeto de Prevenção e Combate ao Incêndio de acordo com as instruções técnicas informadas pelo Corpo de Bombeiros.

É fundamental o conhecimento mínimo da software AutoCAD ou similares.

Passo 03 – Ter conhecimento da Instruções Técnicas e NBRs

Conhecer e saber pesquisar as instruções do técnicas do corpo de bombeiros do seu está é fundamento, elas te darão a base necessária para estabelecer as medidas de segurança contra incêndio e pânico nas edificações e áreas de risco, critérios e procedimentos para apresentação de processo de segurança contra incêndio e pânico.

Passo 04 – Ser registrado no corpo de bombeiros

Para pessoas física ou jurídica responsável pela comercialização, instalação, manutenção e conservação de aparelhos de prevenção contra incêndio e pânico utilizados em edificações de uso coletivo deverá se cadastrar no Corpo de Bombeiros para o exercício dessas atividades.

Para os profissionais aptos a apresentar projetos de prevenção contra incêndio e pânico habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA, ou pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU, o cadastramento é facultativo, mas muitos clientes buscam pelo profissional no sistema do Corpo de Bombeiros. Por isso é muito importante que você que pretende vender PSCIP e ter autoridade na área seja cadastrado.

Passo 05 – Divulgar seu trabalho

Você provavelmente já ouviu por aí que “quem não é visto, não é lembrado”, não é mesmo? Acredite se quiser: essa regra é de ouro quando falamos do trabalho no universo digital!

Mas se você acredita que criar uma estratégia de divulgação é algo impossível, separei 4 dicas que vão tornar esse processo muito mais simples e que, acima de tudo, vão melhorar seus resultados a curto, médio e longo prazos como profissional (sem esse papo de guro do marketing digital).

1. Entenda com quem você está falando

O primeiro passo para uma boa estratégia de divulgação é descobrir exatamente quem é o seu público-alvo. Pare e pense: Se você é Engenheiro ou Arquiteto e seu publico são empresários, contadores e síndicos, não faz sentido gastar seus recursos divulgando o seu trabalho para outros Engenheiro ou Arquiteto que ainda está começando na área, ou não tem nenhum interesse sobre o produto e certamente irão pular o anúncio, post ou storie, não é mesmo?

Então, analise qual tipo de produto ou serviço você oferece e quem são as pessoas que você pretende atingir. Fazendo isso, será possível usar a linguagem certa para se comunicar com a sua audiência e até mesmo especificar quem são seus eventuais clientes na hora de desenvolver seus anúncios.

2. Entregue conteúdo de valor

Acredite: não é só a divulgação direta que faz o seu número de clientes aumentar. Outro fator relevante para deixar as pessoas apaixonadas pelo seu trabalho é entregar informações relevantes para seu público, como: disponibilizar dicas, técnicas e até mesmo alguns materiais gratuitos para baixar. Essas são atividades simples, mas que conquistam as pessoas que estão interessadas no assunto que você aborda. Então, organize uma estratégia de conteúdo que permita mesclar a quantidade de postagens voltadas para divulgação e aquelas que agregam valor para a sua audiência.

3. Faça anúncios

Sabe quando você abre a sua página do Facebook e vê o anúncio de algo que queria comprar? Ou quando faz uma pesquisa no Google e aparece um resultado no topo da página? Tudo isso não é coincidência: acontece graças aos anúncios pagos, que permitem que você divulgue seus produtos de forma direta por meio do uso de palavras-chave pesquisadas pela sua audiência determinada.

Existem formas variadas de fazer anúncios: alguns levam o público diretamente para a página de compra, outros trazem mais informações sobre o produto etc. Sendo assim, vale a pena avaliar qual deles é o mais efetivo e investir aos poucos para ter resultados mais eficientes.

4. Faça seus clientes divulgarem você

Sempre que tiver em contato com seus clientes, peça que eles postem depoimentos (escritos ou em vídeo) caso gostem do seu trabalho. Dessa forma, as pessoas que já conhecem a sua empresa vão fazer com que um público ainda maior saiba sobre os seus produtos e serviços, aumentando as suas chances de fidelizar novos clientes.

Isso porque, a opinião sincera de alguém que já comprou algo de você conta muitos pontos para que os amigos dessa pessoa tenham interesse em saber mais sobre o seu trabalho.

Assista o video para fixar o que falamos:

Se esse artigo foi relevante pra você, deixe abaixo seu comentário, compartilhe na sua rede social preferida e não se esqueça de me seguir  @eng.angelosantos.

Postagens Relacionadas