Novas ideias vêm de necessidades e, logo, novas tecnologias surgem o tempo todo, pois nossas necessidades estão sempre mudando. Assim, com o tempo algumas tecnologias tornam-se obsoletas e precisam ser encerradas para dar lugar às mais recentes. Confira agora, cinco serviços digitais que vão ser – ou já foram – finalizados neste ano!
Internet Explore
O software já foi um dos principais navegadores do mundo e muito utilizado, chegando a estar presente em pelo menos 90% dos computadores. Porém, como acontece em muitos casos em sistemas digitais de sucesso, a falta de suporte de alguns serviços acabaram atrasando o produto.
Assim, o Internet Explore deixou de ser atualizado em 2016 e só se manteve em funcionamento nestes últimos anos por conta de uma parcela do mercado coorporativo. Contudo, algumas plataformas deixaram a compatibilidade com o software de lado, como é o caso do Teams que não abre no Explore desde o ano passado.
A partir de 17 de agosto de 2021, nenhum aplicativo remanescente da Microsoft, como Word, Office 365 ou Outlook poderá ser aberta nele.
Microsoft Edge Clássico
Em março deste ano a Microsoft encerrou o serviço de suporte da versão Clássica do software, lançado em 2015. Dessa forma não há mais atualização de segurança.
Porém, o serviço de manutenção continua operando normalmente e, por isso, a empresa recomenda aos usuários do Explore que migrem para o Microsoft Edge. Para quem já usa o software, a opção é atualizar a versão completamente para o Microsoft Edge Chromium.
Cortana
A Cortana, assistente virtual da Microsoft, nasceu em 2016 e veio como a proposta de rivalizar com outros serviços digitais como a Siri, da Apple, e o Google Assistente. Porém, o projeto não vingou como deveria e, assim, a Microsoft decidiu encerrar o suporte da ferramenta em 7 de setembro de 2021, como relata o documento do suporte oficial da empresa.
Além disso, quem costumava utilizar a ferramenta deve ter percebido que no início do ano, os aplicativos para IOS e Android da assistente foram encerrados.
Esperamos que a Microsoft também não encerre a Cortana do Halo , o que seria uma verdadeira tragédia!
Periscope
O Periscope, do Twitter, foi lançado em março de 2015 para smartphones Android e IOS. Constitui-se, basicamente, em um aplicativo de streaming de vídeo ao vivo. Devido à grande concorrência nesse ramo, como o próprio Youtube, por exemplo, o serviço acabou sendo esquecido e tornou-se insustentável. Por isso a decisão do Twitter de encerrá-lo em março desse ano.
Google Hangout
O Google Hangout, serviço de mensagens que surgiu como parte do Google+, será em breve substituído pelo Google Chat, outra ferramenta de troca de mensagens, só que com mais recursos – como emojis ?, por exemplo.
Acontece que para quem está acostumado com os serviços de conversação do Google isso não é bem uma novidade. A empresa possui um longo histórico de vezes que tentou criar um aplicativo de mensagens popular. Quem aí não lembra do Talk, do Wave, Google+ Messenger, Spaces e o Allo?
A pergunta que nos resta é: Será que o Google Chat será esse tão popular serviço de comunicação digital que a Google tenta emplacar há anos? Quem sabe! Deixe sua opinião nos comentários.