Categorias

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Antes de mais nada, neste primeiro artigo que escrevi na para a semana da sustentabilidade do Blog da Engenharia, vou abordar o tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” ou ODS. Então, bora conferir!

Em setembro de 2015 os 193 países membros das Nações Unidas adotaram oficialmente a nova agenda de Desenvolvimento Sustentável, traduzida em português para Transformando Nosso Mundo:

  • A agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, sendo realizada em Nova York na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável na própria ONU.

De acordo com, a agenda continha a discussão dos 17 objetivos e das 169 metas a serem adotados por todos os países membros.

Além disso, se tornando um apelo universal á ação de acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade até 2030.

Aplicabilidade dos ODS nas empresas no Brasil

Muitas empresas no Brasil, como por exemplo a papeleira Suzano, já possuem indicadores correlacionados aos 17 objetivos descritos a seguir:

ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Fonte: Instituto AKATU,2015.

Contudo, a Suzano traz em sua página o detalhamento dos indicadores e como eles se conversam para a apresentação de informações para os seus stakeholders.

A Suzano foi usada como exemplo devido a forma clara em que apresenta as informações correlacionadas aos ODS e o que se  cumpri atrelado aos indicadores e metas. Uma boa sugestão se você pretende aplicar na sua empresa.

Por outro lado, nem todos os 17 ODS serão igualmente relevantes para a sua empresa.

Além disso, a extensão na qual a sua empresa poderá contribuir com cada um deles, e os riscos e oportunidades que eles representam individualmente, dependerão de muitos fatores.

Adotar uma abordagem empresarial para aplicabilidade dos ODS

Ao adotar uma abordagem estratégica para os ODS, sua primeira tarefa deve ser realizar uma avaliação dos impactos atuais, potenciais, positivos e negativos que as suas atividades empresariais têm nos ODS em toda a cadeia de valor.

Isso lhe ajudará a identificar quando impactos positivos podem ganhar escala e quando impactos negativos podem ser reduzidos ou evitados.

Os objetivos sustentáveis entraram em vigor em 1º de janeiro de 2016  e esperando que sejam cumpridos até 31 de dezembro de 2030.

Da mesma forma, os ODS convocam as empresas de todos os lugares a avançar no desenvolvimento sustentável por meio dos investimentos que essas fazem, das soluções que desenvolvem, e das práticas que essas adotam.

AO fazê-lo, os objetivos incentivam as empresas a reduzirem impactos negativos enquanto aumentam a sua contribuição positiva a agenda de desenvolvimento sustentável.

Do mesmo modo, que o grau e a velocidade com que as empresas de todo o mundo desenvolvem modelos de negócios mais sustentáveis e inclusivos desempenham um grande papel no sucesso do alcance dos ODS.

Por sua vez, todas as empresas são impactadas pelos desafios.

ODS – E as políticas públicas

Além disso, não só das empresas podemos esperar ações correlacionados aos ODS, pois a implementação e o sucesso da Agenda dependerão de políticas, planos e programas de desenvolvimento, os quais serão de responsabilidade dos países e guiados por eles.

Contudo, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) servirão como guia para alinhar os planos dos países aos seus compromissos.

Aspectos econômicos dos ODS

Os ODS integram aspectos econômicos, sociais e ambientais, e trabalham em conjunto para alcançar o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões.

Dessa forma, as empresas se beneficiarão do reconhecimento e da articulação das ligações entre esses elementos em seus relatórios e comunicações.

Por exemplo, muitas questões, tais como a igualdade de gênero, a saúde ou o consumo e produção sustentáveis atravessam vários ODS. A sua empresa pode achar útil explicar como o progresso obtido em uma área tem contribuído para o progresso em outros setores.

Por que devemos mesmos como sociedade e empresas se importar com os ODS?

Pois, todos nós devemos trabalhar para alcançar os Objetivos Globais tornando o mundo melhor para as gerações futuras – o mundo que elas viverão. Devemos aproveitar essa oportunidade para mudar nosso mundo para melhor.

Afinal, entendemos o que podemos e devemos fazer ações para erradicar a extrema pobreza, a fome e o sofrimento desnecessário, e podemos construir uma comunidade mundial que provê a todos os seus cidadãos o direito igual para viverem suas vidas em plenitude – tudo isso sem prejudicar o planeta.


Veja aqui como gerenciar e abrir seu escritório!

 

Postagens Relacionadas