Categorias

Quais atributos são essenciais para o sucesso no mercado de trabalho?

Para se ter sucesso no mercado de trabalho, é necessário muito mais do que somente vontade de subir na vida. 

De fato, quando se chega ao final do curso de engenharia, podem surgir muitas dúvidas de qual caminho seguir e no que esses caminhos vão resultar. 

Dessa forma, vamos falar sobre quais são as características necessárias para se ter sucesso no mercado de trabalho e como chegar lá. Confira! 

Como ter sucesso em engenharia? 

A estrada do sucesso nem sempre é uma reta, mas ainda assim vai te levar até ele.

Se você é um profissional formado em engenharia, seja qual área da engenharia for, então algumas dicas para se ter sucesso no mercado de trabalho podem te ajudar e muito! 

1. Continue com sua formação 

Engana-se quem pensa que basta a graduação e pronto! Você já está preparado para o mercado! Pelo contrário. A graduação é só o primeiro passo e você deve investir, sempre, em continuar com sua formação. (veja dicas para trabalhar e estudar)

Portanto, considere participar de cursos, palestras, seminários e congressos. Esses eventos são essenciais para se ter contato com profissionais e as novidades que impactam o mercado. 

Você também pode considerar a possibilidade de investir em um curso de pós-graduação, por exemplo. Há muitas opções disponíveis, tanto em formação latu senso, como especializações, por exemplo, quanto strictu senso, que são cursos de mestrado, dependendo do seu perfil. 

Além disso, a formação complementar é essencial. Assim, se você não domina o inglês, hora de investir nisso também. 

Outras opções são cursos de administração, caso você pense em montar uma empresa e cursos voltados para finanças, uma vez que saber lidar com esse campo também é essencial. 

As empresas valorizam cada vez mais aquele profissional que não fica parado no tempo e investe na formação continuada. Assim, você já terá um diferencial em relação à sua concorrência. 

2. Seja criativo e inovador 

Nunca parar de aprender ajuda a sempre estar pronto para criar inovações no seu ambiente.

Um profissional que só fica no tradicional e não é capaz de apresentar ideias inovadoras, terá muita dificuldade de ter sucesso no mercado atualmente. 

Portanto, é essencial para o profissional ter criatividade e inovação. As empresas valorizam bastante profissionais que saibam ter ideias inovadoras e apostam também na criatividade para a resolução de problemas. 

3. Saiba o que esperam de você 

Alguns atributos, em qualquer profissão, são essenciais para se destacar. Assim, um bom profissional deverá ter algumas características: 

  • Saber trabalhar em equipe; 
  • Ser pró-ativo; 
  • Ter flexibilidade; 
  • Disposto a assumir mais atribuições; 
  • Ser versátil; 
  • Aprender a se comunicar de maneira assertiva; 
  • Humildade;
  • Ter no empreendedorismo uma marca registrada. 

Agora que você já viu o que se espera de um profissional e quais são algumas ações essenciais para se ter sucesso no mercado de trabalho, vamos passar algumas dicas de como ter sucesso profissional no campo da engenharia. Vamos lá? 

Dicas para ser um profissional de sucesso na área da Engenharia

1. Aposte no seu networking 

A rede de contatos é algo que você sempre vai precisar para crescer. Ninguém cresce sozinho.

Estudos mostram que muitas vagas de emprego surgem quando você fala sobre seus objetivos e o que pretende seguir na carreira com pessoas mais próximas. 

Muitas vezes, colegas de trabalho que já estão no mercado podem ajudar. As redes sociais ajudam muito nisso, portanto, invista no seu networking. 

Tenha perfis ativos nas redes sociais, sobretudo LinkedIn. E fique sempre atento às oportunidades que possam surgir. 

Além disso, sempre frequenta congressos, nos quais o networking pode ser ampliado, bem como seu conhecimento sobre os assuntos que te interessam profissionalmente. 

2. Tenha um perfil pessoal mas pensando no profissional 

Muitas pessoas ainda não perceberam a força das redes sociais, tanto para um lado quanto para o outro. 

Portanto, embora muitas pessoas digam “mas é minha rede pessoal, eu posto o que eu quiser”, já se sabe que as empresas podem monitorar as redes sociais de candidatos a vagas. Assim, tenha cuidado com as postagens. 

Se você acredita ser um profissional focado, dedicado, isso não combina muito com postagens dizendo que não gosta de trabalhar, por exemplo, certo? São coisas pequenas que podem fazer você perder uma vaga. 

3. Divulgue seu trabalho 

Passo a passo seus objetivos vão se concretizando. O sucesso é como uma escada longa que você precisa ter disposição e persistência para alcançar sua finalidade.

Você está em busca de maior sucesso e já fez alguns trabalhos? Então, por que não divulgá-los? 

Uma boa ideia é você criar sites e ter um catálogo online, com fotos e explicação de alguns dos seus trabalhos. Assim, fica mais fácil futuros empregadores visualizarem a qualidade do trabalho que você faz. 

E não se esqueça de sempre ligar o seu site às suas redes sociais, para maior divulgação. Lembre-se também de sempre responder aos e-mails e perguntas de clientes ou interessados nas redes sociais. Você nunca sabe qual daquelas perguntas poderá ser de um futuro cliente. 

4. Trabalhe seus pontos negativos 

Que ninguém é perfeito, todo mundo já sabe. Mas o que muita gente se esquece é da possibilidade de se trabalhar os pontos negativos. 

De fato, muito se fala em focar nos pontos positivos. Porém, você já pensou em trabalhar seus pontos negativos? 

Há alguns pontos negativos que contribuem muito para um conturbado ambiente de trabalho. Dentre um dos principais, está a arrogância. 

Uma pessoa arrogante terá enorme dificuldade em lidar bem com a equipe, em seguir instruções e recomendações de seus superiores, o que pode deixar o ambiente para aquele profissional muito complicado. 

Uma boa ideia é ter um mentor. Ou seja, alguém mais velho ou com mais experiência na empresa, que oriente sobre a política da empresa e como é o relacionamento entre funcionários. 

Portanto, se você é recém-formado e vai entrar agora em uma empresa, procure a ajuda de alguém mais experiente lá dentro. E lembre-se que ninguém é tão bom assim que não tem nada a aprender. 

Conclusão 

Ser um profissional de sucesso no campo da engenharia depende de uma série de fatores. 

Para começar, invista sempre na formação continuada, frequente congressos e fique atento às redes sociais, tanto pelo lado bom quanto ruim. 

Tenha um perfil compatível com a forma que você deseja que a empresa te veja. Lembre-se que hoje as empresas costumam ver o perfil dos interessados antes de contratá-los para uma vaga. 

Por último, trate de trabalhar seus pontos negativos, para que eles não contribuam para um ambiente de trabalho ruim. 

Assim, certamente, você terá mais sucesso no campo de engenharia e conseguirá superar a concorrência!


Veja estas dicas maravilhosas em outros artigos:
Dicas para gerenciar processos
Dicas sobre como empreender

Postagens Relacionadas