Categorias

Conscientização para Sociedade Resiliente

Olá leitor, você já reparou que os grandes centros urbanos, as cidades, estão ficando cada vez maiores? Mais populosas, e mais produtos acabados estão sendo fornecidos ao mercado consumidor, pois a demanda da sociedade tem aumentado? De acordo com dados do IBGE, 2022, o PIB do Brasil foi de R$8,7Trilhões, cresceu 4,6% superando as perdas que ocorreram na pandemia. E em 2050, estima-se que a população urbana terá um aumento em 70%.

Fonte: Pixabay,2022.

É notável o crescimento constante com relação à urbanização e a industrialização. Porém esses dois fenômenos somados resultam em impactos negativos ao meio ambiente, algo que muitas vezes passa despercebido por nós. Portanto, convido você à adquirir conscientização e se tornar um indivíduo resiliente, dotado de saber ecológico, onde as suas escolhas podem fazer a diferença no ambiente urbano e rural.

Escolha, Selecione, Decidir, Decisão
Fonte: Pixabay,2022.

Vamos lá,

Todos os produtos acabados que temos disponível para o mercado consumidor foi fabricado pelo ambiente industrial e agroindustrial. E todo produto fabricado está inserido em uma cadeia de operações que tem início com a extração dos recursos naturais através da mineração para assim transformar esses recursos em matéria-prima e insumos produtivos para então executar a fabricação do produto acabado, que depois de produzido, finalmente por meio do transporte e logística esse produto é disponibilizado ao mercado consumidor para então nós, sociedade, consumirmos e depois descarta-lo.

Fotos grátis de Marca
Fonte: Pixabay, 2022.

Nós descartamos pois já usufruímos de todo o conteúdo e benefício do produto, tornando-se então produtos pós-consumo ou podemos chamá-los também de Resíduos Sólidos.

Fotos grátis de Bobagem

Agora vamos à parte técnica

De acordo com a Politica Nacional dos Resíduos Sólidos, 2010, define resíduos como:

“ …material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível”.

E cada um de nós produz cerca de 1,07kg de resíduo por dia!
Fonte: Pinterest, 2022.

Os resíduos são classificados:

Em primeiro lugar quanto à origem:

Ou seja, a fonte geradora dos resíduos, que podemos classifica-los em resíduos sólidos urbanos, que estão inclusos resíduos domiciliares, de limpeza urbana, de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços. Temos também os resíduos dos serviços públicos de saneamento básico, resíduos industriais (os grandes geradores), resíduos de serviços de saúde, resíduos da construção civil, resíduos agrossilvopastoris, resíduos de serviços de transportes e resíduos de mineração.

Em segundo lugar quanto à periculosidade: 

O quão perigosos são esses resíduos que conforme suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade e mutagenicidade, apresentam risco à saúde pública e ao meio ambiente.

Fotos grátis de Máscara de gás
Fonte: Pixabay, 2022.

Portando, agora que sabemos o que são os resíduos e a sua classificação. Quero chamar sua atenção para os impactos ambientais que esses resíduos podem provar quando são descartados de forma incorreta.

IMPACTOS AMBIENTAIS

Com o descarte inadequado e a operação da coleta comum, é gerado um acumulo de resíduos no meio ambiente, acabam sendo transportados para vazadouros a céu aberto, ou aterros. Pois não é realizado o tratamento adequado ou a destinação final ideal.

Fotos grátis de Ferro velho
Fonte: Pixabay, 2022.

Como resultado dessa indisposição, ocorre a contaminação do lençol freático, gases do efeito estufa, proliferação de doenças, pragas. O que ocasiona em mudança climática, pois os biomas acabam entrando em desequilíbrio, a fauna e a flora estão inseridas em um ciclo biológico fechado. Quando produzimos produtos acabados estamos falando sobre ciclo técnico, que inclusive é uma discussão para um próximo artigo.

Pxclimateaction, Resíduos Nucleares
Fonte: Pixabay, 2022.

Mas respira, inspira, não pira!

Afinal de contas, todo problema pode ser resolvido. Para gerar a diminuição dos resíduos encaminhados para locais sem o tratamento adequado, por meio da inserção da Coleta Seletiva podemos realizar a coleta desses resíduos de forma à direcionar para o tratamento e disposição final adequada, trazendo benefícios para o meio ambiente em que vivemos.

Fotos grátis de Lâmpada elétrica
Fonte: Pixabay, 2022.

Para disposição dos diferentes tipos de resíduos a resolução do  CONAMA Nº 275 (2001), estabelece os dez códigos de cores

Essa segregação conforme a resolução Conama 275, é eficaz para contribuir com a logística reversa, por meio da redistribuição, remanufatura, reutilização, reciclagem, reparo ou destinação final adequada, ocasionando na geração de uma nova fonte de matéria-prima sustentável através desses resíduos coletados, preservando assim a extração dos recursos naturais disponíveis hoje.

Fotos grátis de Minha, Sustentabilidade, Sociedade, Resiliente, Engenharia, Desenvolvimento,
Fonte: Pixabay, 2022.

A inserção desse conhecimento para a evolução da sociedade para realizar a separação dos resíduos visando facilitar a coleta seletiva, é apenas o começo, da pontinha do iceberg.

Fotos grátis de Homem, Sustentabilidade, Sociedade, Resiliente, Engenharia, Desenvolvimento,
Fonte: Pixabay, 2022.

Evolução da Sociedade

Em outras palavras, a nossa evolução enquanto sociedade promove essa mudança para o descarte correto dos produtos pós-consumo, direcionando os resíduos que estamos gerando. Não é difícil separar os resíduos gerados, é apenas uma questão de costume e muito aprendizado, tudo em beneficio do desenvolvimento sustentável.

Fotos grátis de Separação de residuos, Sustentabilidade, Sociedade, Resiliente, Engenharia, Desenvolvimento,
Fonte: Pixabay, 2022.

Desenvolvimento Sustentável

Estamos caminhado cada vez mais ao desenvolvimento sustentável, que é a capacidade de se produzir e suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Conceito estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem projetos para outras questões que precisam de atenção, todas fazem parte da intitulada Agenda 2030, até 2030 cumprir os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável.

Fotos grátis de Bebê, Sustentabilidade, Sociedade, Resiliente, Engenharia, Desenvolvimento,
Fonte: Pixabay, 2022.

Acima de tudo a união enquanto sociedade é fundamental para caminharmos aos cumprimentos desses objetivos, visando a sociedade resiliente para uma cidade inteligente, seja no ambiente urbano ou no ambiente rural. E após adquirirmos esse saber ecológico, tornamos indivíduos mais aptos, resilientes e conscientes capazes de articular escolhas.

Sustentabilidade, Sociedade, Resiliente, Engenharia, Desenvolvimento,
Fonte: Pixabay, 2022.

O mais importante é o equilíbrio entre a estrutura social, econômica e ambiental. Com a conscientização nós vamos continuar produzindo para o mercado consumidor utilizando desses resíduos gerados, pois se tornariam matéria-prima para introdução no mesmo ciclo ou em outro ciclo produtivo. Os ganhos financeiros seriam alavancados, pois trata-se uma nova forma de comercialização e o principal indicador é a contribuição para o meio ambiente, pois estaríamos praticando a sustentabilidade.

Sustentabilidade, Sociedade, Resiliente, Engenharia, Desenvolvimento,
Fonte: Pinterest, 2022.

Tudo isso é uma conscientização para uma sociedade resiliente. Pois quando dividimos conquistamos, por mais que nós enquanto sociedade temos nossas diferenças. É preciso observar também que são as nossas diferenças que nos unem, nos transformam.

Mundo, Mãos, Dedo, Manter, Mão, Humano, Sustentabilidade, Sociedade, Resiliente, Engenharia, Desenvolvimento,
Fonte: Pixabay, 2022.

E ai? Não tem como ficar de fora dessa…. Comente aqui se você está realizando alguma iniciativa de coleta de resíduos sólidos. E siga o @blogdaengenharia no insta para ficar por dentro das novidades.

Postagens Relacionadas