Inúmeras cidades relatam os transtornos causados pelo apagão ocorrido por volta das 08h40min na manhã desta terça (15/08/2023), veja os detalhes abaixo.
Estados atingidos
O impacto da falta de energia pode ser considerado Nacional. A falta de energia atingiu estados da Região Nordeste, Sul, Sudeste e Cento Oeste.
Apenas o Estado de Roraima não sentiu os efeitos da falha, devido não estar integrado ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Impactos para a População
O desligamento causou uma série de problemas:
A amplitude dos impactos ainda não podem ser mensuradas, porém, as notícias apresentam que em virtude da falta de energia, várias estações de metro tiveram impacto em sua operação.
- Problemas em linhas de metrô;
- Interrupção no fornecimento de água de algumas cidades;
- Semáforos apagados, que geraram caos no trânsito;
- Escolas precisaram dispensar alunos mais cedo em algumas localizações;
- Comércios tiveram prejuízos;
- Hospital suspende consultas.
Por exemplo, em São Paulo, a falha impactou a operação da linha 4 – Amarela. A circulação dos trens operados pela ViaQuatro, teve velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações.
Da mesma forma, em Salvador, ocorreu o esvaziamento do metrô e pessoas caminharam sobre os trilhos.
O que causou o apagão?
Apesar de ainda não saberem ao certo as causas, as concessionárias de energia apresentam notas explicativas sobre o tema.
A Elektro explica que: “uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros”
“A Neoenergia informa que, na manhã desta terça-feira (15), uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros.
De acordo com a CNN, a falha se iniciou em uma linha de transmissão de 500kV na região Nordeste. Na região Sudeste/Centro-Oeste, que não gerava o suficiente para atender a demanda ocorreu o acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga – ERAC. Esse mecanismo, previsto nas operações do sistema elétrico, derruba automaticamente o fornecimento de energia em algumas localidades a fim de evitar estragos maiores.
Que diz a ONS
Segundo a ONS, a interrupção afetou mais de 16 mil MW de carga em todo o Brasil, a falha ocorreu devido à abertura da interligação Norte/Sudeste, que causou uma “separação elétrica” do SIN, em outras palavras o Norte e Nordeste ficaram separados do Sul e Sudeste.
Motivado pela falha, o órgão a realizar uma “ação controlada” a fim de a evitar que as consequências de espalhassem em demasia, causando desligamentos pelo Brasil.
O operador aponta ainda que a recomposição do SIN aconteceu completamente às14h49min.
“(…) houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência. “
ONShttps://www.ons.org.br/Paginas/Noticias/20230815-Nota-de-esclarecimento-%E2%80%93-Ocorr%C3%AAncia-no-SIN.aspx
Saiba mais sobre o Sistema Elétrico