Categorias
maré vermelha

Maré vermelha: Floração de algas nocivas

Você sabe o que é maré vermelha? Neste artigo você irá conhecer mais sobre este fenômeno. Bora conferir!

O que é a maré vermelha?

A maré vermelha é provocada pelo desequilíbrio ecológico resultante da excessiva proliferação das populações de certas algas tóxicas, em especial as dinoflageladas. Neste cenário, alguns estuários, lagunas e mesmo praias dos oceanos podem ser tingidas de vermelho, daí o nome Maré Vermelha.

Entretanto, apesar de seu nome, a ocorrência desse evento nem sempre condiz com sua denominação, já que a coloração da água na superfície do mar pode variar, de um tom avermelhado (comumente avistado), para uma tonalidade amarela, verde ou marrom, dependendo dos pigmentos predominantes dos organismos fluorescentes.

Em função disso, a maré vermelha pode ser melhor denominada apenas como “floração de algas nocivas”.

Mas quais são as causas?

Primeiramente, a época do ano e as mudanças climáticas são as principais causas. Tais mudanças causam flutuações bruscas e inesperadas em várias localidades do planeta, podendo desencadear a floração das algas, pois calor e chuva podem ser gatilhos para um eventual desequilíbrio. E a chegada da primavera e um verão rigoroso faz o calor e a luz predominar assim como os dias são mais longos.

Portanto, quanto mais horas de luz, maior será o crescimento e reprodução das algas. A elevada temperatura também favorece a sua excessiva produtividade.

Contudo, esse fenômeno tem sido intensificado pela ação humana através da influência antrópica nas áreas urbanas litorâneas densamente ocupadas. Assim, as zonas costeiras tem maior chance de sofrer com o esgoto doméstico, que é um excelente adubo para as algas.

Mas por que a maré vermelha é ruim?

A rápida reprodução e aglomeração das algas dinoflageladas que causam a maré vermelha acarretam um efeito catastrófico na fauna aquática local. Pois essas algas produzem e liberam substancias tóxicas em alta concentração.

Essas toxinas são capazes de envenenar a água e os organismos ali viventes, principalmente as mortes de peixes e moluscos.

Por outro lado, camada de algas na superfície impede a incidência e passagem de luminosidade, diminuindo os níveis de oxigenação da água.

Além disso, a floração de algas nocivas também acarreta prejuízos econômicos relacionados à atividade pesqueira.

Já no ser humano pode causar danos à saúde caso consuma animais com acúmulo de substâncias nocivas em seus tecidos, como ostras, camarões e peixes.


Leia mais artigos do Blog da Engenharia e da coluna Engenharia de Pesca.

Postagens Relacionadas