Categorias

Como procurar investimentos mais rentáveis?

Para procurar investimentos mais rentáveis, o investidor precisa levar em conta seus objetivos e metas, seu perfil de investidor, e definir os prazos, sem estes pontos a busca não estará dentro da análise risco X retorno esperada.

Investidores na sua totalidade, experientes ou iniciantes, estão sempre procurando o investimento mais rentável. O grande objetivo desta busca constante é conseguir investir seu dinheiro da forma mais inteligente possível.

Logo no início da pesquisa fica fácil perceber que o desempenho dos produtos financeiros dos grandes bancos de varejo decepciona. Esta percepção fica ainda mais evidente se compararmos com produtos das corretoras de valores e dos bancos digitais.

investimentos mais rentáveis
Fonte: PixaBay, 2022.

Então, onde estão os investimentos mais rentáveis?

Com a taxa Selic em valores historicamente mais baixos, investidores que antes investiam apenas na renda fixa migraram boa parte de sua carteira de investimentos para ativos de renda variável. Estes são capazes de rendimentos mais rentáveis, porém, com maior risco.

investimentos mais rentáveis
Fonte: Pexels, 2022.

Ações como um dos caminhos mais rentáveis

Citando as ações como os principais exemplos de renda variável, verifica-se que a questão do longo prazo esta muito presente. Entre elas existem aquelas mais “queridinhas” dos investidores, normalmente de empresas maiores e mais consolidadas. Estas proporcionam menores variações de preço, o que traz um pouco mais de segurança para carteira, porém, menores chances de grandes rendimentos.

Então, se as ações das maiores empresas, das empresas mais conhecidas dificilmente proporcionarão os maiores rendimentos, onde está a ação com maiores chances de grandes valorizações?

Em muitos dos casos estas ações estão naquelas empresas menos conhecidas, menores, aquelas que normalmente estão “fora do radar” da maioria dos investidores. Diversas vezes estão nas chamadas Small Caps, ou seja, ações de empresas com valor de mercado entre US$ 300 milhões e US$ 2 bilhões.

investimentos mais rentáveis
Fonte: PixaBay, 2022.

Relação entre rendimento e risco

Entretanto, no mundo dos investimentos, a busca pelos melhores rendimentos convive com os maiores riscos, pois a relação entre rendimento e risco é inversamente proporcional. Quando uma ação, por exemplo, possui maiores chances de obter um desempenho muito melhor, maiores valorizações, terão também mais riscos.

Esta relação entre rendimento e risco é mais facilmente compreendida quando falamos no tamanho e tempo de vida da empresa. Uma empresa mais nova e menor é mais arriscada para se investir por ainda estar em fase de maturação, porém, a valorização de suas ações podem atingir níveis extremamente altos. Para uma grande empresa, ao contrário, com muito mais tempo de vida, a chamada Large Cap, é muito difícil imaginar que poderia dobrar de valor. Por exemplo, é quase impossível que uma Petrobrás ou um Itaú Unibanco um dia dobre seu valor de mercado. Já uma Small Cap como a Arezzo ou a CVC seria bastante provável que no longo prazo dobre de valor ou muito mais.

investimentos mais rentáveis
Fonte: Pexels, 2022.

Diferentes perfis de investidores

Normalmente classificam-se os investidores em três perfis: conservador, moderado e agressivo. Porém, podemos também classificar em apenas dois grandes grupos:

  1. Aqueles investidores que se dedicam a estudar o mercado financeiro frequentemente e procuram ativos financeiros com maiores rendimentos, se expondo a maiores riscos e sabendo que estão sujeitos a eventuais prejuízos.
  2. O restante dos investidores que são a grande maioria, que não suportam grandes oscilações de preço, buscam resultados mais sólidos e com menos surpresas desagradáveis.

Todos os perfis de investidores buscam aplicações com o maior rendimento possível, porém, cada um alocando seus ativos financeiros na carteira de acordo com seus perfis de tolerância de risco e metas. Assim, antes de escolher sua aplicação, procure analisar o histórico do ativo nos últimos meses e se possível nos últimos anos. Não decida apenas por recomendação de terceiros sem antes analisar critérios básicos ou pelo efeito “manada”.

Normalmente, os investimentos mais rentáveis serão as ações de empresas menos conhecidas, na qual a estratégia direcionará para maiores riscos e possíveis perdas repentinas, unindo ao conflito entre o curto e o longo prazo. Assim, torna-se evidente que quanto mais o investidor deseja maiores rentabilidades, mais precisa se preparar. É necessário buscar o estudo do mercado financeiro, aprender com os erros e se capacitar para assumir riscos.

rentabilidade no longo prazo
Fonte: PixaBay, 2022.

Qual seria o investimento mais adequado?

Enfim, para você encontrar o investimento mais adequado ao seu perfil e suas metas, o mais rentável dentro das opções de risco que se permite assumir, precisará analisar o custo benefício entre as estratégias mais arriscadas e ousadas com aquelas mais conservadoras.

Lembrando ainda que estratégias de longo prazo possuem a garantia de resultados mais sólidos com reduzidas preocupações porque as oscilações do curto prazo não são vistas. No longo prazo estuda-se o histórico dos ativos com critérios validados, porém, nunca é demais lembrar que os rendimentos passados não são garantias de rendimentos futuros.

Portanto, não tenha o objetivo principal do “tiro certeiro” na qual precisará acertar o ativo certo, da empresa certa, na hora certa e que te pagará o maior valor de rendimentos. Tenha aquele objetivo de longo prazo capaz de multiplicar seu patrimônio de forma consistente e de acordo com o risco que não afetará negativamente seu emocional.

Postagens Relacionadas