Categorias

Passo a Passo Manutenção de Subestação – Parte 2

Que bom te ver por aqui novamente para falar sobre o Passo a Passo para Manutenção de Subestação – Parte 2, (com certeza você já leu a Parte 1 deste artigo, senão corre lá e confere!).

Agora que nossa Subestação esta desligada, vamos coloca a mão na massa! Papel e caneta na mão para não perder nenhuma etapa deste procedimento.

Subestação Padrão

A subestação é uma instalação elétrica formada por um conjunto de equipamentos que tem como finalidade realizar a transmissão e distribuição da energia elétrica, além de equipamentos de proteção e controle.

As Subestações podem ser abrigadas ou ao tempo, de acordo com as definições a NBR 14039. Elas também podem ser classificadas conforme sua instalação: na superfície do solo, abaixo da superfície do solo (subterrânea) ou ainda acima da superfície do solo (aérea).

Entretanto, independente da sua função, normalmente podemos encontrar alguns equipamentos em todas as subestações, sendo eles:

  • Transformadores de Potência;
  • Disjuntores;
  • Seccionadoras;
  • Para raios;
  • Transformador de Potencial (TP’s);
  • Transformador de Corrente (TC’s).

Afim de facilitar nosso entendimento, vamos considerar que temos apenas um linha em nossa subestação com uma seccionadora de entrada, para raio, um conjunto de medição /proteção (TP, TC e Relés), um disjuntor e um transformador.

Recomento que seja definido um um sequencia lógica para realização das manutenções, considerando os tipos de equipamento e as características de cada uma deles.

Manutenção de Transformador de Potência

Imagem de Transformador de Subestação  extraída do site PIXABAY
Imagem de Transformador – PIXABAY

Transformador de Potência – isolado à óleo

Este é o equipamento mais importante de qualquer subestação. O transformador de Potência, é utilizado para evitar a perda excessiva de energia ao longo do percurso, quando elevam a tensão elétrica, e também são utilizados para distribuição em centros consumidores ou empresas, quando abaixam a tensão elétrica.

Nos transformadores a óleo, primeiramente deve ser realizada uma limpeza no equipamento, visando identificar vazamentos na carcaça, radiadores, etc. Em segundo lugar, realizar a limpeza cuidadosa dos isoladores com material não abrasivo e dielétrico, simultaneamente, pode ser realizada uma inspeção geral nos isoladores buscando identificar trincas ou sinais de desgaste ou rupturas.

Alguns dos pontos importantes a serem observados são o nível de óleo de transformador, bem como o estado da sílica gel (dessecador utilizado em transformadores que possuem tanque de expansão).

Transformador de Potência a seco

Caso seja um transformador a seco, os procedimentos mudam: primeiramente é retirado o excesso de pó, com pano seco. normalmente, não temos buchas e isoladores a serem limpos, logo após a limpeza do equipamento, vamos aos principais ensaios e testes!

Os principais ensaios a serem realizados são:

  • Medição de Resistência de Isolação;
  • Teste de Relação de Transformação (TTR);
  • Medição de Resistencia de Enrolamento;
  • Teste de Fator de Potência;
  • Análise de óleo (para transformadores isolados a óleo, claro!).

Além destes principais ensaios, podem ser realizados outros testes de acordo com a potencia do equipamento. Estes testes variam de acordo com os acessórios instalados, podem ser, por exemplo: teste de acionamento do relé de gás, alarme de nível de óleo (caso exista reservatório) alarme do tubo de explosão, teste de sistemas de ventilação, entre outros.

Manutenção de Seccionadoras

Após a manutenção do transformador, vamos as seccionadoras. Este equipamento tem como principal função isolar o sistema garantindo a segurança das instalações.

Imagem de seccionadora Pantográfica - fonte PIXABAY
Seccionadora Pantográfica – PIXABAY

Primeiramente é realizada a limpeza com a verificação do estado dos isoladores, em seguida são iniciados os testes de simultaneidade de abertura e fechamento.

Outro ponto a ser observado é estado dos contatos fixo e móvel (realizando a lubrificação, caso necessário), além do reaperto das conexões das partes móveis.

Para as seccionadoras os ensaios recomendados, são:

  • Resistência de Isolação;
  • Resistência de contato.

Caso a seccionadora seja motorizada, é importante realizar uma inspeção minuciosa na caixa de comando, além do teste do sistema de acionamento.

Manutenção de Disjuntores

Este equipamento é o responsável por realizar o abertura e fechamento da carga da subestação.

Disjuntor Alta tensão e Transformadores de Potencial - fonte PIXABAY
Disjuntor de Alta Tensão e Transformadores de Potencial

Para realizar esta manutenção é importante conhecer o tipo de disjuntor no qual será realizado a manutenção, bem como conhecer a característica de extinção utilizada pelo disjuntor, normalmente, estas informações podem ser identificadas na placa do equipamento antes de realizar a manutenção.

Em geral, é possível realizar inspeção na parte mecânica dos disjuntores realizando lubrificação e ajustes (quando necessários). A saber, não é recomendado realizar manutenção neste tipo de equipamento sem conhecimento detalhado e prévio sobre o tema.

Alguns dos ensaios que podem ser realizados:

  • Teste de isolação;
  • Resistencia de contato;
  • Medição de tempo de Abertura e Fechamento.

Manutenção de Para Raios

Imagem de um para- raio em uma subestação-fonte PIXABAY
Para raio – PIXABAY

Para realizar uma boa manutenção preventiva neste equipamento, decerto você já sabe que devemos iniciar com uma boa limpeza, inspecionando visualmente quanto a existência de rachaduras, trincas ou outro tipo de dano que possa comprometer o funcionamento do equipamento.

Em seguida devemos desconectar o equipamento da linha e realizar o ensaio de teste de resistência de isolação. Quando formos reconectar o equipamento, recomenda-se que seja realizado um reaparto geral em todas as conexões de modo a garantir a menor resistência caso o equipamento seja exigido.

Manutenção TP’s e TC’s

A manutenção dos transformadores de instrumentos é essencial para garantir não somente medições corretas, mas também a proteção adequada da subestação.

Uma boa prática nesta manutenção é a realização da inspeção dos equipamentos, quanto a existência de trincas ou outros danos que possam comprometer seu funcionamento.

Para este tipo de equipamentos é recomendado o ensaio de resistência de isolação e medição de teste de relação de transformação.

Manutenção em Subestação concluída!

Finalmente, ao ser encerrada manutenção devem ser observados se não existem trabalhadores realizando tarefas menores (como buscar uma chave esquecida, ou fechar uma tampa que foi deixada aberta), e então iniciar a manobra de religamento da Subestação.

Similarmente ao explanado na primeira parte deste artigo, a manobra de religamento segue uma lógica:

  • Checar se não existem ferramentas ou equipamentos de esquecidos na subestação;
  • Checar se não existem mais trabalhadores realizando manutenções;
  • Retirar bloqueios contra religamento;
  • Retirar os aterramentos;
  • Fechar seccionadoras;
  • Religar disjuntores.

Confira mais artigos como este abaixo:

Postagens Relacionadas