Categorias

O Brasil está preparado para receber veículos elétricos?

Toda mudança implica em consequências, e claro que a transição dos combustíveis fosseis para o carros elétricos será algo conturbado e complexo.

Recentemente tive a oportunidade de estar em uma palestra de um professor da Universidade de Newcastle localizada no Reino Unido. Durante a palestra, o professor nos mostrou as novas tecnologias na área da elétrica que eles estão trabalhando, mas foi uma pergunta no final da palestra que me chamou atenção.

Vem comigo saber mais sobre o que pude notar sobre o tema com pessoas de renome!

Professor, você tem carro elétrico? Lá é comum todos terem? O preço é bem semelhante entre o elétrico e o outro?

Primeiro, o professor afirmou que tinha um carro elétrico e que sim, os preços entre as duas tecnologias no Reino Unido eram bem competitivos. Mas para a surpresa de todos ele disse algo que quase ninguém esperava, pois ainda não é uma realidade no Brasil, portanto, ainda não focamos tanto nos possíveis problemas.

Os impasses dos veículos elétricos

O problema dos veículos elétricos, nos países onde já é comum se concentra em dois pontos:

  • Primeiro o plug para carregamento,
  • Segundo ter vaga para carregar seu carro.

Pois, diferentemente do combustível fóssil, não é possível chegar em um ponto de recarga e em menos de 10 minutos encher o tanque do seu automóvel e ter autonomia de direção por quase 1000 km sem se preocupar. O tempo mínimo de recarga para a saúde da bateria e também garantir uma autonomia mínima é de 30 minutos.

Outro ponto, para se recarregar os veículos serão necessárias áreas grandes pois imaginem, a quantidade de veículos parados se recarregando. E será que a rede elétrica esta preparada para ter pontos de recarga em rodovias, onde normalmente não há grande demanda de carga? Será que necessitaremos de obras nas redes elétricas?

Vamos imaginar a seguinte situação, cheguei no ponto de recarga, estou com pouquíssima bateria, e preciso recarregar neste local. Todavia, não há vagas e todos os carros chegaram a pouco, então vou precisar esperar no mínimo 30 minutos para alguém terminar sua recarga e mais 30 minutos para eu poder recarregar meu carro. Como assim não tem aplicativos de agendamento? Como não posso pagar uma taxa para bloquear um ponto de recarga para estar livre para quando eu chegar?

Parece algo futurístico mas isso já esta acontecendo em países do hemisfério norte. Estou na estação de recarga e quando vou verificar o tipo de plug para conectar no meu carro, vejo que são incompatíveis. Isso mesmo, produção.

Até então não se tem um padrão de plug para carros elétricos entre as montadoras, portanto, cada uma pode definir o seu e o cliente que deve se preocupar em se vai conseguir um local para recarga que será compatível ou não.

Neste ponto, já surgi uma outra preocupação na minha visão, querido leitor. Sabendo como é a nossa realidade brasileira que o pessoal gosta de utilizar adaptadores, já imaginou a criação de adaptadores para carregadores de veículos elétricos? O que me faz refletir neste ponto é a segurança, pois um carregador veicular demanda uma potência semelhante a um chuveiro, então a utilização de qualquer dispositivo para adaptar um plug é de alto risco.

Lembrando que não é indicado a utilização de adaptadores em nenhum caso, pois os riscos de incêndios e sobrecargas aumentam devido a este dispositivo.

O objetivo deste artigo não é causar pânico e nem desespero sobre veículos elétricos e nem te fazer desistir deles. Mas quero te provocar a refletir se o Brasil esta preparado para eles, pois o que adianta o preço se tornar competitivo se não tivermos infraestrutura para utilizarmos desta tecnologia.

Postagens Relacionadas