BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Planejamento e estratégia: por que repensar a manufatura das empresas?

Você já deve ter ouvido a máxima “a pergunta certa é mais importante que a resposta”. Por mais clichê que seja, ela tem um fundo de verdade – principalmente se pensarmos na manufatura das empresas. Afinal, se não fizermos as perguntas corretas, nunca chegaremos às respostas necessárias.

Por isso, é importante entender os processos que já são utilizados e como eles vão ocorrer. Neste momento, podem surgir algumas perguntas comuns, como “qual o melhor método de manufatura para a minha necessidade?”. Ou “por que não simular antes de fabricar?”.

É aqui que as estratégias de manufatura digital e aditiva se destacam: na previsão de resultados e de falhas e na produção ágil das necessidades da fábrica, tornando o fluxo mais assertivo. Mesmo que isto pareça distante, está mais próximo do que você imagina. E, neste artigo, vamos te mostrar como chegar lá. Vem com a gente!

O diferencial competitivo da manufatura estratégica – confira o evento online e gratuito com grandes nomes da indústria brasileira

Planejamento e estratégia

Para que serve o planejamento em uma empresa?

O planejamento não ajuda apenas a prever aquilo que acontecerá no dia ou nas semanas seguintes; serve, principalmente, para antever possíveis problemas que possam interferir no andamento da rotina de uma empresa. Afinal de contas, muito melhor do que reparar um erro é evitar que ele aconteça.

Precisa ser prático enxergar a produtividade de determinada área, quais problemas estão afetando a linha de produção e causando instabilidades no processo. Para isto, o mercado dispõe de diversas soluções que auxiliam na previsão de problemas, como estoque inteligente, sistemas para a gestão do chão de fábrica, cadeia de ajuda… Diversas soluções que auxiliam a produção a manter as áreas responsáveis informadas.

Até quando o processo atual vai atender à sua necessidade?

Sabemos que o coração de uma empresa é a sua fábrica: é lá que a mágica toda acontece, em que os principais esforços são dedicados. Porém, por possuir, em sua maioria, processos que demandam da capacidade humana para ocorrerem, esta parte da empresa geralmente não é construída de forma estratégica – e nem analisada.

Por mais preparados que possamos estar, as ameaças externas são realidade para a maioria dos ambientes de trabalho. Por isso, estar prevenido e poder contar com recursos que apresentem uma visão real daquilo que a empresa produz é a melhor defesa para se proteger contra os momentos de instabilidade.

Existem alguns recursos que auxiliam as empresas na tomada de decisões mais assertivas, como o controle e o monitoramento de recursos do chão de fábrica, por exemplo. Atualmente, existem diversas soluções no mercado que ajudam a obter estes números e a controlar se aquilo que foi planejado é o que de fato está ocorrendo.

Um destes recursos é um sistema de gestão MES (Manufacturing Execution System, ou sistema de execução da manufatura, em tradução livre). Um sistema MES entrega uma visão em tempo real da capacidade produtiva de uma empresa, além de apresentar indicadores de tempos e recursos utilizados (confira na imagem abaixo um exemplo).

manufatura

Legenda: Na imagem, você confere o Sinótico, um módulo do software SYNECO que apresenta visualmente os indicadores da fábrica a partir de sua planta.

Existem dois principais desafios na hora de implementar um planejamento estratégico dentro de uma empresa: interno, que consiste em cruzar o planejamento de vendas com a capacidade de produção, e externo, que cruza a capacidade de produção da empresa com a de entrega do fornecedor.

Mas como obter tais informações e tornar o meu processo produtivo mais ágil e seguro?

Você pode não ter percebido, mas todos os conceitos que apresentamos até aqui fazem parte da manufatura digital. É por meio dela que conseguimos compreender o processo de manufatura aditiva que, posteriormente, acabará ocorrendo, além de verificar a sua efetividade, prevendo erros e analisando possíveis melhorias nos métodos utilizados.

A manufatura estratégica é um grande diferencial competitivo atualmente. Quer saber como você e sua empresa podem se preparar para os desafios da indústria? Inscreva-se no SKA Connect e assista especialistas com muita experiência no assunto para tirar todas as suas dúvidas. Você acessa mais informações e se inscreve neste link.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese