Hoje vamos explicar o que é engenharia de eventos e como ela funciona. Certamente você nunca ouviu falar sobre engenharia de eventos, correto? Então vamos lá…
O que é a Engenharia de Eventos?
A engenharia de eventos é um ramo da engenharia convencional, porém, com algumas peculiaridades como por exemplo, o entretenimento.
Essa parte da engenharia é uma área relativamente nova, que vem mostrando força nos últimos anos e como dito anteriormente é focado na resoluções de problemas e objeções técnicos voltados aos projetos e eventos de entretenimento.
Tais exemplos de engenharia de eventos são: projetos de show em arenas esportivas, em teatros, estádios, galpões, palestras, workshop, eventos, feiras, casamentos, festas de universidades e muito mais.
Um pouco mais sobre a Engenharia de Eventos
Ao sediar a Copa do Mundo da FIFA e os Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil entrou no circuito dos chamados mega eventos esportivos.
Sendo assim, para realização de grandes eventos que englobam aspectos fundamentais a vida como a segurança, é exigido um planejamento antecipado, objetivando a sua organização.
O Engenheiro responsável pelo evento é peça fundamental para a organização de um evento e sendo assim, a Engenharia de Eventos vem se tornando fundamental para a sua realização.
Para produzir um evento, uma das exigências é um alvará do local onde a produção será realizada! O alvará é expedido para a autorização de eventos temporários (a cada evento um novo alvará deve ser emitido).
Temos aqui, um modelo em pdf da Prefeitura Municipal do Estado de São Paulo que consta o PROCEDIMENTOS PARA EXPEDIÇÃO DO ALVARÁ DE AUTORIZAÇÃO DE EVENTO TEMPORÁRIO.
Contratação de Responsável Técnico (RT):
De acordo com as características do evento e a forma de regularização, é necessária a contratação de responsável técnico para:
–Elaboração de PET (Projeto de eventos temporários);
-Projeto prevenção de incêndio e pânico;
-Execução e instalação das medidas preventivas e estruturas provisórias do evento;
-Produção de laudos específicos;
-Responsável técnico pelo evento.
Hoje em dia para realização de eventos, o profissional da Engenharia de eventos vem se tornando cada vez mais importante.
Assim, verifica-se que a área de atuação deste profissional tem aumentado a cada dia.
Algumas funções dos engenheiros e arquitetos na área de eventos são:
- Projetos arquitetônicos 3D e Elaboração de Projetos e Aprovação.
- Visita técnica;
- Laudos técnicos;
- Planejamento, coordenação e supervisão;
- Consultoria em Engenharia Civil, Elétrica, Segurança do Trabalho;
- Elaboração de Laudos Técnicos Estruturais, Segurança do Trabalho e elétricos de acordo com ABNT e NBR;
- Formação para Brigada de Proteção e Combate a Incêndio com emissão de Laudo e A.R.T;
- Dimensionamento do evento (posto médico, demarcação de implantação, instalações provisórias, entres outros).
Gostou? Curta, Comente, Envie, Salve e Marque um Amigo que precisa aprender.