Categorias

4 motivos para você registrar a patente de seus Produtos/Obras intelectuais!

Desenvolver novos produtos geralmente requer grandes investimentos e, por esse motivo, é muito importante registrar patente de suas criações. Afinal, uma patente pode fornecer a você uma vantagem competitiva, já que terá direitos exclusivos sobre as suas invenções.

Quando você documenta o direito exclusivo à uma invenção, está alertando aos seus concorrentes que eles não podem copiá-la, muito menos ganhar dinheiro com a venda da mesma.  Além disso, você também pode obter financiamentos para custos de desenvolvimento e licenciamento dos seus produtos. Portanto, registrar patente oferece diversos benefícios para o inventor de produtos. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda melhor quais são os principais motivos para você registrar a patente de seus produtos! 

Principais motivos para investir no registro de patente

Se você ainda não está convencido que é uma boa ideia registrar patente das suas criações, entenda melhor a seguir quais são os principais motivos para fazer isso.

registrar a patente
Imagem via Pixabay

1. Patente protege sua invenção

Em primeiro lugar, uma patente é importante simplesmente porque garante a proteção de sua invenção, independentemente de ser um produto, um design ou um processo. Se sua invenção atender a determinados critérios em termos de originalidade e utilidade, uma patente a protegerá por anos e em quantos países você desejar. 

Em outras palavras, você terá um monopólio e outros indivíduos ou empresas não poderão criar produtos similares dentro do mesmo escopo.

2. Patente ajuda seu negócio a crescer

Uma patente pode ajudar todas as empresas a aumentar sua participação no mercado e suas margens. Tomemos um exemplo muito popular que costuma ser usado para explicar os benefícios da obtenção de pacientes. 

Todos sabemos que o iPhone da Apple está longe de ser o produto mais vendido em escala global. Na verdade, ele tem uma fatia muito pequena do bolo do mercado de smartphones.  No entanto, também sabemos que ela captura a maior parte do lucro do mercado apenas porque as pessoas por trás da marca foram muito rápidas em patentear tudo o que podiam.

Bem, eles obviamente tinham excelentes advogados que sabiam exatamente como desenvolver uma estratégia viável e proteger as invenções de seus clientes. 

Claro, a Apple não é a única empresa que aproveitou ao máximo a assessoria jurídica de patentes, há uma infinidade de exemplos, de gigantes como a Amazon a empresas familiares das quais você nunca ouviu falar. 

O ponto é que quando você tem algo que pode ser usado por outras pessoas, você pode ganhar muito dinheiro e aumentar sua participação de mercado muito além de suas expectativas, mas apenas sob uma condição – se você patentear sua invenção.

3. Patente defende sua participação de mercado 

Você sabia que o agora onipresente sistema de compra “um clique” foi patenteado pela Amazon? De qualquer forma, não será exagero afirmar que foi um movimento histórico, que permitiu que a Amazon se tornasse líder indiscutível no varejo online. 

Algumas empresas tentaram copiar esse processo para uso próprio, mas sem sucesso – a Amazon os processou, entrou com uma ação de violação de patente contra eles. O gigante do varejo desfruta de uma enorme vantagem competitiva sobre todos os outros concorrentes no mercado.

Imagem via Pixabay

4. Patente fornece novas fontes de receita

As patentes podem ajudar sua empresa a obter financiamento e reduzir significativamente seu custo de capital, e se você não sabia disso, o mundo já vê o financiamento garantido por patente como uma grande tendência. 

Se você tem uma invenção patenteada, encontrar os fundos necessários para seus projetos futuros fica muito mais fácil. Por quê? Simplesmente porque os credores reduzem o custo do capital nos casos em que os empréstimos são suportados pelos ativos mais valiosos da empresa.

Quando se trata das novas fontes de receita, elas são geradas principalmente a partir do licenciamento de um paciente para empresas não concorrentes. Acredite ou não, muitas empresas hoje têm lucros muito maiores com o licenciamento de patentes do que com suas atividades principais. 

E faz todo o sentido – você investiu muito dinheiro e esforços em sua ideia e agora é hora de colher os benefícios. Claro, antes de estar pronto para licenciar seu produto ou serviço para terceiros, você deve considerar muitas coisas, como revisar suas metas de negócios, por exemplo. 

Conclusão

Existem muitos motivos para você focar em registrar patente das suas criações. Tenha em mente que se você não fizer isso, outra pessoa pode simplesmente copiar o seu produto e lucrar com ele. 

Portanto, se você desenvolveu um produto inovador, busque fazer o registro de patente o quanto antes para proteger a sua invenção! 

Leia também:

Postagens Relacionadas