Categorias

5 dicas para você mandar bem nas provas e salvar o seu semestre!

Chegamos em novembro, e eu já consigo ouvir os fogos de artificio anunciando a virada de mais um ano. Mas, isso também é sinônimo de final de semestre, mais um período da faculdade se finalizando. E junto dele vem a preocupação em alcançar todas as médias, para enfim aproveitar as tão merecidas férias. Encontre aqui algumas dicas para você se salvar nos exames!

Porém, nesse momento existem dois tipos de pessoas. Aquelas que já tem nota de sobra, que não precisam suar muito nas últimas provas, ou seja, estão bem dizer passadas. Por outro lado, tem aquelas que vivem na emoção de final de semestre, é uma correria unida com desespero e medo de pegar dependência em alguma matéria. 

Mas deixa eu te contar, caso você esteja certo de que vai pegar exame em alguma matéria, não se sinta insuficiente por isso. Você ainda tem uma chance de se recuperar. Claro que é muito ruim ver vários colegas entrando de férias, e você ali tendo que estudar ainda, sendo que já nem aguenta mais. Por isso, que para te ajudar, eu decidi trazer algumas dicas que poderão te apoiar nos estudos para os exames 

1- Estude através de provas 

Geralmente, o período entre a última prova do semestre e o início dos exames é curto. Ou seja, você terá pouco tempo para estudar o assunto do semestre inteiro. Então, a minha dica é que você utilize as provas aplicadas, e estude em cima delas. Por experiência própria, dificilmente o exame fugirá muito do que foi aplicado nas provas.  

Fonte: Pexels, 2021.

Vale você emprestar a prova daquele colega que tirou uma nota boa, dessa forma poderá conferir seus erros. Então pegue as avaliações e refaça-as, prestando atenção nas coisas que você errou. Use como apoio também, listas de exercícios, elas te ajudaram a relembrar o assunto. 

2- Foco nos erros 

Com isso, quero dizer que não adianta você revisar todo o assunto e não identificar onde é o seu ponto fraco na matéria. Dessa forma, você precisa analisar quais foram os pontos que levaram você a pegar exame. Claro que isso envolve também a questão de você nem ter estudado o suficiente, ou até nem entendido o assunto.  

Então, se seus maiores problemas foram na utilização da calculadora por exemplo, então exercite isso. Se foi em falta de atenção durante a prova, daqueles que fazem você trocar o negativo pelo positivo e errar o cálculo inteiro, então trabalhe a sua concentração.  

Fonte: Pexels, 2021.

Se o seu maior erro foi não ter estudado o suficiente e não ter prestado atenção nas aulas, ou procrastinado, então meu amigo, sua dedicação terá que ser maior. Nesse último caso, vale pedir ajuda para um colega, ele irá elencar com você os principais pontos da matéria. 

3- Organize seu tempo 

Se durante todo o semestre você deixou tudo para a última hora, então chegou o momento de acabar com isso. Caso contrário, você desperdiçará sua chance de recuperar o semestre quase perdido.  

Fonte: Pexels, 2021.

Dessa forma, caso você tenha pego mais de um exame, em primeiro lugar, verifique o cronograma com as datas que as provas serão aplicadas. Em segundo lugar, elenque qual matéria você mais tem dificuldade e mais precisa de pontos para alcançar a média.  

E em terceiro lugar organize sua rotina para que possa se dedicar aos estudos. Lembre-se que o período que você terá é bem curto, geralmente uma semana, então foque no essencial. 

Em suma esse é o último momento que você tem para se dedicar, não o desperdice! 

4- Revise sempre 

É fato, que você quer fazer a prova o quanto antes para se livrar logo. Mas muitas, vezes eu me salvei em revisões que fiz antes de entregar a prova. A ansiedade, cansaço e tenção nesses momentos nos levam a deixar coisas simples passarem. Por isso, depois de finalizar a prova, dedique alguns minutos revisando. 

Fonte: Pexels, 2021.

Lembre-se dos erros que cometeu nas provas anteriores, e preste atenção para não os cometer novamente. Até porque, um sinal errado pode causar um estrago danado. 

5- Tente aprender e não decorar 

Essa última dica, na verdade é um conselho. Sabemos que a ansiedade é o maior fator causador do chamado “deu branco”, consequentemente, ela é causada por vários motivos. Nesse caso, o principal deles é o de você precisar tirar uma nota boa na prova para não perder um semestre inteiro. Quer mais pressão que isso?  

Fonte: Pexels, 2021.

Então, durante seus momentos de estudo, se preocupe em aprender, não em decorar. Pense que você precisa aprender aquele assunto, pois faz parte da sua jornada na engenharia, e não que você só precisa daquilo para passar na matéria.  

Continuamente, se você aprende o que está fazendo, o nervosismo pode vim porém você saberá lidar com a situação. Mas se você apenas decorar alguns cálculos e palavras, na hora do “vamos ver”, se a prova não estiver na sua linha de memória, você não saberá resolve-la e perderá tudo.  

Então aprenda, para você conseguir andar fora dos trilhos se necessário! 

Postagens Relacionadas