Categorias

Será o fim da engenharia?

Cada vez mais surgem novos softwares mais potentes que realizam todos os cálculos e facilitam a vida dos engenheiros (as), mas será que eles substituíram os profissionais da área?

Se voltamos em um passado recente, cerca de 20 anos atrás seria impensável ter computadores e programas para elaborar projetos e até efetuar cálculos extremamente complexos. Naquela época, os desenhos eram feitos cuidadosamente a mão pelos profissionais da engenharia, os projetos eram semelhante a obras de arte de tanta perfeição. Mas em caso de erros era necessário recomeçar do zero pois a caneta não permite erros.

No caso dos cálculos eram utilizados inúmeras folhas, calculadora de mercado, e muitos livros para acessar a teoria necessária em cada situação a ser trabalhada.

No cenário atual é inconcebível pensar nesta situação anteriormente citada. Com certeza foi um avanço importante para engenharia a democratização dos computadores e o mundo da internet. Todavia tem-se um ponto de alerta, as vezes é delegado ao computador toda a responsabilidade de calcular, elaborar lista de materiais e ainda encontrar a melhor solução. Portanto, gostaria de lembra-lo caro profissional, as tecnologias vieram para ajudar e não para fazer tudo de forma independente.

Pois se essa inversão ocorrer, acontecerá realmente o fim dos profissionais da engenharia.

Qual a real função do engenheiro (a) no mercado atual?

O profissional da engenharia é treinado para ser um resolvedor de problemas, ter uma visão direcionada a solução em toda e qualquer situação. Eu não seria justa se dissesse que não utilizo softwares nos meus projeto. Claro que utilizo, mas delego a eles a função para a qual foram desenvolvidos que é a de auxiliar no trabalho e não a de tomar a decisão por mim.

O mercado da engenharia busca então um novo perfil profissional. Alguém que saiba sim utilizar os softwares para otimizar o tempo e aumentar a eficiência no processo de elaboração dos estudos e projetos. Mas que também, tenha um conhecimento técnico profundo, para saber tomar decisões estratégicas e oferecer uma solução ótima, pois esta função o computador e as tecnologias não sabem realizar.

O fim da engenharia não irá acontecer se o engenheiro (a) assumir o seu papel!

Não se pode entregar aos softwares todo o controle. Portanto, você precisa aprender a utilizar a tecnologia ao seu favor, utilize softwares mas confira os resultados. Analise as possíveis soluções que os programas que oferece, mas seja você a pessoa que define a melhor. Tenha a tecnologia como sua aliada, nunca como sua inimiga, trabalhe junto com ela, mas que a decisão final pela solução seja sempre sua.

Postagens Relacionadas