Hoje 50% dos imóveis no Brasil são irregulares de alguma forma, o ministério do desenvolvimento regional calcula que dos 60 milhões de imóveis urbanos existentes, 30 milhões possuem algum tipo de irregularidade e precisam de regularização.
É comum ao andarmos pelas cidades e conseguirmos identificar construções que não obedecem aos parâmetros estabelecidos por lei e que muitas vezes são autoconstruídas, colocando em risco a vida de todos os envolvidos.
Segundo Grostein, em apenas quatro décadas – entre 1950 e 1990 – formaram-se 13 cidades com mais de um milhão de habitantes sem determinações ou projetos articulados, portanto só aumenta o número considerável de imóveis irregulares em todo Brasil.
A oportunidade de atuação com regularização e imóvel
Hoje no Brasil temos milhares de Engenheiros formados todos os anos, entretanto existe uma crença muito forte entre todos os formandos de que Engenharia é só obra, mas na verdade não é bem assim.
A Engenharia Civil possui diversas vertentes de atuação para os profissionais e uma delas é a Regularização de imóvel, afinal é uma área com muita demanda de atuação e poucos profissionais, ou seja, um oceano azul.
O nicho da regularização de imóvel te permite começar do absoluto zero, com pouco investimento e construir uma carreira solida, ou seja de monetizar o seu diploma com o investimento inicial baixíssimo.
A oportunidade de atuação não para por ai, todavia você pode atuar dentro de diversos tipos de regularização existentes, como:
- Regularização de imóvel comum (residencial, comercial, industrial);
- Regularização por anistia;
- Desdobro de lote;
- Desmembramento;
- Regularização de documentação de imóvel;
- Regularização de Engenho Publicitário;
- Retificação de registro imobiliário.
Entre muitas outras opções de atuação.
Como começar a atuar com regularização?
Essa é uma pergunta muito frequente e você pode estar se perguntando a mesma coisa.
Pode parecer óbvio, entretanto o óbvio precisa ser dito, você precisa ter seu conselho de classe ativo para que consiga oferecer seus serviços como Engenheiro (a).
Hoje quase metade dos Engenheiros formados se formam e ficam anos sem ativar e utilizar sua principal ferramenta de trabalho: O CREA.
Todavia o primeiro passo para conseguir atuar na área e monetizar seu diploma é buscar está em dia com seu conselho de classe.
Portanto é necessário realizar seu cadastro de profissional autônomo no município onde você mora, pois somente assim você exerça seus trabalhos de forma tranquila.
Entretanto você precisará se aperfeiçoar e buscar todo conhecimento necessário para oferecer esse serviço de maneira tranquila, sendo de fato um solucionador de problemas dentro da área de Regularização.
Tenha acesso a outros artigos produzidos por mim clicando aqui, caso queira me conhecer ainda mais você pode me encontrar nas redes sociais: Instagram| Youtube | Linkedin