Em maio de 2021, a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR) criou uma ferramenta de informação denominada “Indicador de Preços de Tilápia”. A iniciativa é realizada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP) e patrocinada por diversas empresas.
Além disso, o Indicador conta com apoio institucional de Adisseo, AquaGenetics, Bom Futuro, Brazilian Fish, BTJ Foods, C.Vale, Cristalina, Damata, Fider, Fisher, GeneSeas, Guabi, JobNutrire, MSD, Phibro, PuroPeixe, Riviera, Sicoop Aracoop e Tilabras.
O projeto se tornou um importante referencial de preços da tilápia, que representa mais de 60% da produção de peixes de cultivo no país. Nesse sentido, a iniciativa representa um grande avanço para o amadurecimento e fortalecimento do mercado de pescado.
O indicador acompanha os preços nas regiões dos Lagos (SP e MS), norte e oeste do Paraná e, agora, Morada Nova, MG. Assim, tornou-se a quarta importante região de piscicultura do Brasil para coleta semanal de dados de mercado para o Indicador de Preços de Tilápia.
O indicador ganha espaço em Morada Nova através do apoio da cooperativa de crédito Sicoop Aracoop e a Associação de Aquicultores de Minas Gerais (Peixe MG). Eles também buscam “ampliar o rastreio do valor de mercado da tilápia em diversas regiões do país, de forma independente e confiável, fortalecendo os negócios entre os diversos agentes da cadeia produtiva”.

Fonte: Peixe BR.
Conheça mais sobre Engenharia de Pesca e áreas afins aqui.