Categorias
cavalos-marinhos

Por que os cavalos-marinhos parecem cavalos?

Qual animal do oceano tem uma cauda de macaco, parece um cavalo e pode se camuflar como um polvo? Os cavalos-marinhos!

Então, hoje, vamos mergulhar em um grande mistério do oceano: por que temos cavalos no mar? Quando digo aos meus sobrinhos e outras crianças que os cavalos-marinhos são peixes, eles não acreditam em mim. Eles argumentam que não se parecem com peixes e certamente não nadam como peixes.

Mas como é que temos peixes que parecem cavalos no oceano? Por que os cavalos-marinhos evoluíram dessa forma? Vamos conferir?!

Por que os cavalos-marinhos parecem cavalos?
1. Para ajudá-los a nadar rápido?

Absolutamente não! Você sabia que os cavalos-marinhos são péssimos nadadores? Eles são lentos, desajeitados e têm muita dificuldade em se locomover.

Por causa disso, os cavalos-marinhos são comumente encontrados usando suas caudas para envolver plantas subaquáticas e corais. Na maior parte, eles ficam no mesmo lugar.

Se você está se perguntando como cavalos-marinhos foram encontrados viajando longas distâncias, você é esperto hahah! Excelente pergunta, visse?! Os cavalos-marinhos usam suas caudas de macaco para se prenderem a objetos como algas flutuantes (e, infelizmente, detritos), permitindo que viajem muito mais longe do que poderiam por conta própria. Inteligente, hein?!

2. Para ajudá-los a se adaptarem a viver em águas tropicais quentes?

Ideia interessante, mas não. Os cavalos-marinhos não são encontrados apenas em águas tropicais quentes; eles também podem ser encontrados em águas temperadas, como Nova Zelândia, Argentina, Leste do Canadá e Reino Unido. E, provavelmente, há ainda mais espécies desses animaizinhos que ainda não foram descobertas em outras regiões!

cavalos-marinhos

3. Para que outro peixe possa montá-los?

Engraçado, mas não! Enquanto Aquaman costuma ser visto cavalgando seu cavalo-marinho gigante de estimação chamado Storm, este é apenas um desenho animado. Os mergulhadores nunca documentaram peixes (ou outros seres) montando cavalos-marinhos de verdade.

4. Para permitir que eles caçam suas presas?

SIM! A forma corporal única dos cavalos-marinhos lhes dá uma vantagem furtiva sobre suas presas. Sua cabeça em forma de cavalo minimiza os distúrbios da água, permitindo que eles se movam silenciosamente na água, aproximando-se de suas presas desavisadas.

Fato curioso: os cavalos-marinhos têm uma taxa de morte predatória de cerca de 90%, viu?! Para colocar isso em perspectiva, os tubarões têm uma taxa de morte de aproximadamente 50% e os leões uma taxa de morte de cerca de 25%. Bem, o cavalo-marinho ganhou alguns direitos sérios de se gabar sobre os maiores predadores do mundo hahah!

Então, aí está… os cavalos-marinhos parecem cavalos porque esta forma permite que eles cacem suas presas com eficiência. Com isso, não será nenhuma surpresa para você que os cavalos-marinhos precisam de um ambiente marinho limpo e saudável para viver e prosperar.

Sabia que você pode ajudar os cavalos marinhos?

Se você leu este textinho com atenção, certamente percebeu que os cavalos-marinhos frequentemente “agarram” itens em movimento na coluna d’água para viajar. Embora gostaríamos de pensar que esses ‘itens’ são apenas objetos naturais como algas marinhas, várias formas de lixo também estão incluídos na lista desses itens.

cavalos-marinhos

Para você ter uma ideia desse problema, há uma foto muito triste de um cavalo-marinho agarrado a um cotonete que realmente pinta esse problema como ainda mais real.

cavalos-marinhos

Portanto, todos nós precisamos fazer nossa parte para manter o oceano livre de lixo para os cavalos-marinhos e todas as outras formas de vida marinha que habitam nosso oceano.

Se você está se perguntando como pode ajudar e não sabe por onde começar, tenho para você algumas dicas de como reduzir o uso de lixo que polui os oceanos:
  • Conheça mais sobre Cultura Oceânica, a Década do Oceano e as principais influências dos oceanos em nossa vida;
  • Evite canudos, copos, pratos, talheres e marmitas que sejam de plástico;
  • Leve sempre com você um kit de alimentação (como caneca, talheres) para quando estiver na rua;
  • Quando for fazer pedidos de delivery informe que não há necessidade de talheres e canudos de plástico.
  • Carregue sempre uma sacolinha de pano (as famosas ecobags). Ela é bem leve, dobrável, a vai evitar que você utilize sacolas plásticas nas suas compras;
  • Comprando somente o necessário e evite o desperdício;
  • Separe seu lixo para a coleta seletiva na cidade;
  • Prefira produtos de limpeza ecológicos com embalagens e fórmulas biodegradáveis sempre que possível;
  • Tente evitar roupas de materiais sintéticos, como o poliéster;
  • Privilegie empresas que comercializam em embalagens que não agridem o meio ambiente. E por ai vai…

Quer conhecer mais sobre esses animaizinhos? Leia “Cavalo-marinho: Conheça mais sobre esse peixe”.


Siga o Instagram @ivanilsonsnts para mais conteúdo e conheça mais sobre a Engenharia de Pesca aqui.

Postagens Relacionadas