Categorias
black and gray laptop computer turned on

HACKERS INVADEM SISTEMA DO CREA-SP 

Nesta madrugada de terça-feira (6), um ataque cibernético afetou o sistema de notificações do aplicativo para dispositivos móveis do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo – CREA-SP, enviando aos usuários, alguns recados um tanto quanto inusitados. 

O intitulado “Hacker Sincero” deixou claro uma dura crítica ao aumento de 8,83% no valor das anuidades, multas e serviços, que são pagos pelos profissionais do conselho, previsto para o ano de 2023, que foi aprovado pelo Plenário do Confea no dia 30 de setembro de 2022 por meio da Deliberação nº 279/2022 do Colégio dos Presidentes.

Entre as várias mensagens disparadas, algumas sugerem que as anuidades pagas, cada vez mais caras, são utilizadas para manter funcionários ociosos e que a infraestrutura do conselho é a mesma de 2010, presumindo que não há retorno do valor pago pelos profissionais, e que esses valores não são revertidos em investimentos. Além disso, as mensagens indicaram uma possível invasão aos dados dos dispositivos em que o aplicativo foi instalado:

Seu app do CREA é um backdoor para hackers adentrar seu dispositivo“.

anunciava a notificação.

O CREA-SP afirmou em nota que não houve vazamento de dados pessoais e que a ação não causou nenhum prejuízo às funcionalidades disponíveis aos usuários da aplicação. Informaram ainda, que o problema já foi solucionado, o aplicativo segue funcionando normalmente e em segurança. Finalizou a nota indicando que medidas já foram tomadas para investigar a ação e responsabilizar os invasores. 

Notificações divulgadas pelo hacker:

Postagens Relacionadas