A forte presença do Brasil como uma das referências em produção de Energia Renovável, realiza em terras Potiguares, o 1º Fórum dedicado a redes subterrâneas de média tensão.
O evento tem como objetivo fomentar o debate técnico com profissionais da área sobre ações a serem tomadas de modo a garantir confiabilidade do sistema de média tensão.
Matriz Elétrica Brasileira
O Brasil tem destaque no cenário mundial por possuir sua matriz baseada em energias renováveis, neste cenário e geração Eólica e Solar tem ganhado destaque nos últimos anos.
O aumento da participação destas fontes na nossa matriz energética, fica claro quando analisamos os dados da oferta de energia elétrica no Balanço Energético Nacional. Podemos verificar, por exemplo, o crescimento na última década da geração Eólica de 0,4% para 8,8%, além da geração Solar que não era nem citada, e hoje corresponde a 1,6% da nossa matriz.
Oferta de Energia Brasil
O artigo de Thays Marques destaca papel da região Nordeste na Geração Eólica. A principal razão por este destaque é sua localização geográfica, possuindo ventos constantes e intensos, como detalhado pelo Eng. Charles Pereira. Da mesma forma a Energia Solar vem atingindo números históricos nos últimos meses, como demonstrado por Gabriely da Silva.
Cenário Energético
A transição energética é influenciada acima de tudo, pelos 3D (Descentralização, Digitalização e Descarbonetação). Esta tendência, motiva as empresas e governantes a baixar as emissões de carbono, o que justifica este crescimento acelerado no mercado, segundo fontes do setor. Com investimentos de mais de R$ 207 bilhões na última década, o setor de energia limpa tem previsão de investimento de mais R$ 50 bilhões até 2030.
Redes de Média Tensão – RMT Eólica e Solar
As Redes de Média Tensão, tem papel fundamental no sistema de geração eólica. pois interligam os aerogeradores com as subestações. As Redes subterrâneas apresentam maior confiabilidade ao sistema, aumentando sua disponibilidade.
O principal objetivo do fórum é a discussão de melhores práticas, trazer tecnologia, além de incentivar estudos, discussão técnica, e troca de experiência. Daniel Bento, Diretor Executivo da Baur do Brasil, acredita que “é assim que se faz ciência, é assim que se consegue evoluir“.
Durante o evento, que acontece no dia 12 de Maio de 2022, em Natal-RN, especialistas brasileiros e internacionais do setor discutirão sobre o tema. A capital foi escolhida para sediar o evento, certamente por sua importancia na geração eólica nacional, concentrando cerca de 33% das usinas nacionais.