Categorias
Draftsight

Conheça as Novidades da Versão 2023 do DraftSight: Melhorias e Otimizações para Aumentar Sua Produtividade

O Draftsight é o software CAD 2D da Dassault Systemes, todo ano as soluções são melhoradas com novos recursos e otimizações. Conheça aqui as novidades da versão 2023!

Recapitulando algumas novidades da versão anterior podemos mencionar as propriedades de blocos que foram otimizadas, se tornando flexíveis para alterações de forma mais inteligente. Assim, utilizando menos dados e reduzindo o tamanho dos arquivos finais.

Tivemos o gerenciador de conjunto de folhas trazendo maior agilidade ao gerenciar os dados e propriedades das folhas de um projeto. Interface do usuário com opção de tela escura, mais amigável aos olhos para longas horas de trabalho. Splines melhoradas com maior poder de controle dos pontos de curva, facilitando seu ajuste no desenho.

Novidades

Com essas melhorias, já na versão 2023 temos como principais destaques:

  • Monitor de anotação ( Annotation Monitor);
  • Extração de dados ( Data Extraction Wizard);
  • Área de seleção (Cycling Selection Tool);
  • Menu de contexto ou (Contextual Ribbon);
  • Gerenciador de Layout de pagina;
  • HomByMe;
  • Modo Offline;
  • Upload em lote.

Annotation Wizard

Quanto ativo identifica notas e dimensões desconectadas, ou seja, sem relação com algum objeto  e visualmente alerta o usuário para que ajuste caso necessário. Clicando no símbolo de alerta é possível associar a anotação ao item desejado rapidamente.

Data Extraction Wizard

É comum em desenhos precisar extrair informações de blocos e em caso de desenhos grandes isso pode tomar bastante tempo. Com o recurso de extração de dados é possível selecionar um bloco e na janela de propriedades do recurso filtrar qual tipo de dado deseja extrair.

Além disso, é possivel exportar essas informações para um arquivo CSV ou até mesmo criar uma tabela com fórmula dentro desenho com os dados obtidos.

Cycling Selection

Pressionando o botão esquerdo do mouse e deslizando, assim como no SOLIDWORKS, é possível realizar a seleção dos itens dentro deste espaço. A forma da seleção varia conforme o procedimento usado, mas para alguns itens essa seleção pode ser dificil, como no caso de objetos extremamente próximos.

Pensando neste desafio foi desenvolvimento uma nova forma de exibição em detalhe para a seleção, ativando o recurso um circulo é exibido na ponta do mouse permitindo ver com zoom os objetos para então realizarmos a seleção sem dificuldades.

Contextual Ribbon

Para facilitar a edição de recursos foi implementada junto a interface do usuário no Draftsight um menu extra referente às propriedades do recurso selecionado. Conforme demonstrado no vídeo abaixo, ao selecionar uma hachura por exemplo, aparecerá no menu superior além das opções tradicionais existentes, um menu específico para o contexto do objeto em seleção e suas propriedades.

Page Layout Manager

Há agora a opção de usar um gerenciador de layout de pagina, permitindo usar diferentes arquivos de configurações de layout em diferentes folhas do mesmo arquivo. Assim, economizando tempo nos ajustes de configuração de layout e impressão, utilizando as configurações previamente salvas.

HomeByMe

Esta é uma extensão de sistema a parte com foco em arquitetura que é integrada ao Draftsight para aqueles que a utilizam. Essa novidade é de certa forma recente nas versões do Draftsight e vem sendo cada vez mais trabalhada a cada versão para auxiliar seus usuários.

Draftsight e a Plataforma 3DEXPERIENCE

Combinando o Draftsight 2D que já conhecemos com o poder de colaboração da plataforma 3DEXPERIENCE, foi criado o Draftsight 3DEXPERIENCE.

Este pacote do produto amplia as possibilidades do Draftsight conectando o desenvolvimento a plataforma em nuvem 3DEXPERIENCE, possibilitando assim a colaboração dos dados do projeto entre os membros da equipe, a qualquer momento, em qualquer dispositivo.

Além de todas as melhorias em recursos e os benefícios de ter uma versão atualizada compatível com o mercado, para os usuários que utilizam a versão 3DEXPERIENCE Draftsight há ainda mais novidades.

Offline Mode

Todo o trabalho pode ser feito sem a conexão com a internet, neste caso as modificações dos arquivos salvos sendo trabalhados ficam na máquina local até que o trabalho online seja retomado pelo usuário e as modificações salvas novamente no ambiente colaborativo da plataforma.

Batch Upload

Digitando o comando “batchsaveto3dexperience” na janela de comandos inferior da tela do Draftsight, é possível utilizar o recurso que permite o upload de uma grande quantidade de arquivos de uma vez para dentro da plataforma. Com isso, a mudança para a plataforma pode ocorrer de forma ainda mais rápida.

Postagens Relacionadas