Saiba mais agora no artigo Final da série Inovação em tempos de crise: Um novo olhar para engenharia!
Exemplos inspiradores de superação foram apresentados nessa série de artigos, mas o que mais aprendemos com a crise? O que o novo pode nos ensinar? O que já sabíamos, mas ainda não havíamos incorporado?
Podemos dizer que não estamos em uma era de mudanças e sim numa mudança de era! E isso, apesar de às vezes um pouco assustador pode ser muito proveitoso!
Imaginemos quantas vezes passou pela nossa cabeça, enquanto estávamos parados no trânsito a caminho de uma reunião, que o assunto poderia facilmente ser resolvido à distância! Mesmo assim, não se fazia nada para mudar.
Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda.
A mais pura verdade revelada em poucas palavras. A mudança teve que ser imposta para que percebêssemos o que estava gritando e nós, distraídos com nossos afazeres, não ouvíamos. A transformação digital estava ali, bem ao nosso alcance, mas não nos esforçávamos nem um pouco em aplicá-la.
Mas toda crise traz algo de bom. É uma forma positiva de encarar os fatos? Pode ser, mas e por que não sermos positivos em tempos de tantas mudanças? E se tem algo de bom para enxergarmos nessa crise é o salto que acelerou a implantação da tão necessária transformação digital.
Mas o que mais impressiona, é que não foram necessárias muitas adaptações, nem de nada muito novo, pois, ela já estava ali, a um passo de distância.
Mas afinal, o que é a transformação digital?
A transformação digital está em toda parte. Desde a melhoria de processos internos e externos às corporações até às experiências inovadoras de clientes e colaboradores.
As tecnologias digitais, além de agilizarem muitas coisas também auxiliam no controle de custos e no gerenciamento de riscos.
Muitos outros benefícios podem ser conseguidos com a implantação da transformação digital, como uma maior mobilidade para todos, a segurança de dados e a experiência aprimorada do cliente.
Com a modernização dos smartphones, tablets e laptops nos acostumamos cada vez mais a ter as informações nas pontas dos dedos. Basta um único toque e um mundo de conteúdo se abre. Acabamos por exigir a mesma experiência com os serviços que contratamos.
Dessa forma, as empresas que se aproximarem mais dessa sensação, terão mais sucesso e maior envolvimento com seus clientes. Essa é uma transformação que veio pra ficar e quem não se adaptar vai perder mercado!
Com a experiência aprimorada do cliente, tem-se uma maior funcionalidade e consequentemente um aumento da produtividade e interações mais intuitivas.
Por outro lado, a transformação digital veio reforçar a segurança de dados de forma geral. Com um maior número de dispositivos conectados, as leis internacionais de proteção de dados e da privacidade e milhões de informações confidenciais, a segurança de dados passou a ser tratada com um maior rigor e todos se beneficiam com isso.
Reforçando mais uma vez essa ideia, a crise acelerou processos que já estavam se consolidando. Com ela, teve um aumento significativo dos treinamentos, on-line, auditorias remotas, entrega de documentos assinados digitalmente, entre outras tantas.
E o que se ganha com o novo?
Ganha-se assim, uma economia de tempo de deslocamento, economia de recursos, maior disponibilidade de horários, acesso a profissionais do mundo todo! Além de ser possível, no caso das auditorias, uma análise antecipada de documentos e uma abordagem mais flexível, permitindo melhores resultados.
O uso de drones também ganhou novo destaque nessa nossa nova realidade. Inspeções de pontes e viadutos, barragens, mapeamento tridimensional de grandes áreas, planejamento para lançamento de rejeitos, deslocamentos de taludes, entre tantas outras utilizações.
Assim, concluo essa série de artigos, na qual, procurei explorar quais os proveitos que podemos tirar de uma crise.
Em suma, conseguimos ver oportunidades na crise, muitos saíram mais fortes, antecipamos o que já estava planejado, aceitamos novas tecnologias, demos maior ênfase às atividades remotas e, de forma geral, descobrimos um novo olhar para o mundo.
Saiba mais em:
1- Inovação em tempos de crise: Um novo olhar para engenharia Pt.1
2- Inovação em tempos de crise: Um novo olhar para engenharia Pt.2
3- Inovação em tempos de crise: Um novo olhar para engenharia Pt.3