publicidade

publicidade

Engenharia de Alimentos


 engenhariadealimentos-gui-das-engenharias3.jpg

+ O que é o curso

É uma área multidisciplinar do conhecimento, que engloba os processos durante todas as etapas da cadeia produtiva de produtos alimentícios. O objetivo é habilitar o profissional a estudar a produção de alimentos em escala industrial, além de processos e técnicas voltados à otimização do processo.

+ As atividades do profissional

Um engenheiro de alimentos atua tanto na criação e fabricação dos produtos alimentícios, como em processos voltados à conservação destes alimentos, e no planejamento e controle de qualidade, o que envolve também o treinamento da equipe de profissionais para as atividades de rotina. O engenheiro é responsável pela racionalização dos processos, de forma a aumentar a produtividade e qualidade dos gêneros alimentícios.

São diversas as possibilidades de locais de trabalho para o profissional de Engenharia de Alimentos, entre eles: a indústria alimentícia, de bebidas e a indústria agrícola. Os setores de atuação também são diversificados: na linha de criação, produção e desenvolvimento de gêneros alimentícios, no planejamento e gerenciamento dos processos, no controle de qualidade, nas vendas, e no contato com profissionais da área, em busca de otimizar toda a cadeia produtiva.

engenhariadealimentos-gui-das-engenharias

+ As matérias de curso

O curso envolve matérias relacionadas à física, como a matemática aplicada, a termodinâmica e a físico-química, e também matérias diretamente relacionadas aos alimentos, como a nutrição, bioquímica e microbiologia.

A biotecnologia, técnicas de manipulação, armazenamento e conservação de alimentos, e conceitos de economia e administração são outros exemplos de matérias que estão presentes na grade curricular do curso.

Está prevista a realização de estágio e também a entrega de trabalho de conclusão de curso. O tempo de duração do curso de Engenharia de Alimentos é de 5 anos.

+ O mercado de trabalho

O mercado de alimentos no Brasil é um dos que menos sofre com crises econômicas, o que é um diferencial e atrativo para os profissionais. A própria amplitude das possibilidades profissionais é uma vantagem da área.

engenhariadealimentos2-gui-das-engenharias.jpg

+ Faculdades com o curso

Entre as faculdades que oferecem o curso, algumas das melhores classificadas pelo MEC são:

Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo

Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São José do Rio Preto, São Paulo

Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, Ceará

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, Goiás.

Referências: UFRGS, Guia do Estudante, Guia da Carreira

 

 

 


publicidade

publicidade