publicidade

publicidade

Engenharia Florestal


engenhariaflorestal-guia-das-engenharias  + O que é o curso?

É a área da Engenharia voltada ao desenvolvimento de projetos relacionados às florestas e ecossistemas, com o objetivo de minimizar os impactos causados pela extração de seus recursos naturais. O profissional estuda e atua no reflorestamento, na arborização urbana, na recuperação de áreas degradadas e no gerenciamento de parques e reservas florestais.

Além da conservação, o profissional é habilitado a trabalhar em atividades de lazer e recreação relacionados aos serviços florestais.

+ As atividades do profissional

O engenheiro florestal pode trabalhar em diferentes áreas, como instituições de educação ambiental, de pesquisa, na recuperação das áreas degradadas e na elaboração de projetos de preservação de espaços florestais, como parques e reservas. As principais atividades são realizadas em campo.

Este profissional é ainda responsável por vistorias e avaliações, com o objetivo de aprimorar os processos de manejo dos recursos florestais, podendo trabalhar em órgãos de fiscalização florestal, organizações do meio ambiente e em indústrias ligadas à produção de recursos extraídos das florestas.

engenhariaflorestal3-guia-das-engenharias.jpg

+ As matérias do curso

As matérias que prevalecem no curso de bacharelado em Engenharia Florestal estão relacionadas às Ciências Biológicas, Agrárias e Exatas. Fazem parte da grade curricular disciplinas como botânica, biologia, fisiologia, silvicultura, química, física, geologia, ecologia e cálculo. O curso tem duração de 5 anos, com estágio e trabalho de conclusão de curso obrigatórios.

Para quem deseja trabalhar na área há também uma segunda possibilidade: o curso de tecnólogo em silvicultura. O objetivo desta carreira é trabalhar em prol da sustentabilidade dos recursos florestais. Com duração de 3 anos, também há trabalho de conclusão de curso e estágio supervisionado.

+ O mercado de trabalho

O mercado é favorável para o profissional formado em Engenharia Florestal, principalmente devido à importância da preservação do meio ambiente e da extração sustentável dos recursos florestais.

A indústria da celulosa e da madeira, principalmente no que diz respeito ao reflorestamento, são áreas de trabalho em crescimento no país. A recuperação de áreas degradadas e o próprio ensino ambiental estão em crescimento, e demandam profissionais especializados.

engenhariaflorestal2-guia-das-engenharias.jpg

+ As faculdades com o curso

Entre as faculdades reconhecidas pelo MEC, e com melhor avaliação de ensino estão:

Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba

Universidade de Brasília (UnB), no Distrito Federal

Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais

Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais

Universidade Federal de São Carlos (UFScar), em Sorocaba, São Paulo

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Jerônimo Monteiro

Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Bom Jesus

Referências: Guia da Carreira, Guia do Estudante, IG Guia de Profissões

 

 

 


publicidade

publicidade