A Engenharia Ambiental lida com os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, visando à promoção do desenvolvimento sustentável.
Então, esse profissional é capacitado para trabalhar com sistemas, equipamentos e técnicas para entender e combater a poluição, conseguindo recuperar seus danos. Que missão né?
Como o Engenheiro Ambiental trabalha?
O profissional formado em Engenharia Ambiental pode atuar em todas as áreas relacionadas ao meio ambiente.
Ou seja, como engenheiro ambiental, você poderá ter dos mais diversos cargos, e suas atividades poderão estar relacionadas com a supervisão, coordenação, vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e laudo.
Também, esse engenheiro pode ter atividades como ensino, pesquisa, extensão, análise, experimentação, ensaio, planejamento, projeto, especificação, estudo de viabilidade técnico-econômica, assistência, assessoria, consultoria, direção, fiscalização e execução de obra.
Além de, orientação, função, divulgação e produção técnica e, desempenho de cargo, condução de trabalho, parecer e serviço técnico.
Outras atividades podem ser elaboração de orçamento, padronização, mensuração, controle de qualidade e execução de desenho técnico.
Todas atividades fazem referência à administração, gestão e ordenamento ambientais e ao monitoramento e mitigação de impactos ambientais, seus serviços afins e correlatos.
Você como Engenheiro Ambiental pode ser responsável técnico (coordenação/gerenciamento) pela elaboração de estudos e documentos necessários para o licenciamento ambiental das diversas áreas técnicas.
As atribuições deste profissional são extensas, mas específicas para desenvolvimento de atividades ligadas ao meio ambiente.
Mas, onde você como Engenheiro Ambiental poderá trabalhar?
É claro que você terá uma infinidade de possibilidades quando se tornar um engenheiro ambiental.
O seu campo de atuação poderá incluir, desde o abastecimento de água, análise de riscos ambientais, análise de ciclo de vida, auditorias, diagnósticos ambientais, avaliação de impactos ambientais, controle de qualidade ambiental – sistemas de monitoramento e vigilância, drenagem pluvial.
Até, economia ambiental, educação ambiental, esgotamento sanitário, geotecnia ambiental, gestão ambiental, gestão de recursos hídricos, gestão de recursos naturais e conservação da natureza (meio urbano e rural), gerenciamento de resíduos sólidos.
Não paramos por aí, o campo ainda fica mais vasto quando pensamos em outras áreas de atuação que podem ser oportunidades pra você como engenheiro ambiental, como:
- Hidráulica, hidrologia e hidrogeologia;
- Licenciamento ambiental;
- Modelagem ambiental;
- Ordenamento do território (uso do solo);
- Planeamento regional e urbano, planejamento energético e energias renováveis;
- Poluição da água, poluição do ar, poluição do solo (avaliação, modelagem, prevenção e controle);
- Remediação de áreas degradadas.
Você, engenheiro ambiental, ainda pode ser a pessoa que faz a regulamentação e normalização ambiental, saúde ambiental, sistemas de informação ambiental, tecnologia/produção limpa e, tratamento de águas residuais e de abastecimento.
Conclusão
Fica claro que cada vez mais devemos nos preocupar com o ambiente em que vivemos, para que as espécies humanas e animais possam continuar nesse plano, precisamos com toda a certeza, não só cuidar do meio ambiente, como também restaurar danos já realizados, e evitar novos danos a partir de técnicas e tratamentos ambientais.
Percebe-se que a profissão de engenharia ambiental é uma das profissões mais promissoras dos tempos mais próximos, devido sua importância.
Sendo assim, o Engenheiro Ambiental, terá missões de analisar, manejar e monitorar problemas ambientais urbanos e rurais e, conseguir projetar e implantar soluções.
Esse profissional será capaz de avaliar as alterações ambientais causadas pelas atividades do homem, considerando sua dimensão, duração e natureza, bem como as possibilidades para revertê-las.
Dá até pra se sentir o “super homem da natureza” não é mesmo?
Você segue o Blog da Engenharia no Instagram?
Clique aqui para saber mais sobre os passos lentos da humanidade e consequências ambientais!